Fluxo constante

Guilherme Kujawski

Publicado em: 01/10/2013

Categoria: Da Hora, design

Nike patrocina instalações interativas para apresentar sua nova linha de tênis de corrida

Nike2

Legenda: Imagem de Flexure, obra de software art concebida pela dupla Quayola & Sinigaglia (imagem: Divulgação)

Cientistas do laboratório de pesquisas da Nike, por meio de tecnologia de mapeamento, estudaram quais as áreas do pé absorvem mais pressão e quais as que necessitam de mais tração. O resultado pode ser visto em um conjunto de tênis de corrida que simulam os intrincados movimentos do pé humano.

Para celebrar o lançamento de um dos modelos durante o Design Week 2013, em Milão, a Nike Stadium Milano patrocinou The Art + Science of Super Natural Motion, uma exposição que é um exemplo de como arte e ciência formam um par perfeito. O coletivo Universal Everything, em conjunto com o artista Daniel Widrig e a dupla Quayola & Sinigaglia, foram convidados a elaborar uma instalação audiovisual bastante sofisticada, em que o conceito de flexibilidade é transmitido por meio de esculturas digitais.

Agora, para lançar o modelo Free Hyperfeel, a empresa resolveu repetir a fórmula, mas, dessa vez, com um nível de sofisticação mais ousado. Concebida pela Odd Division, empresa especializada em mídias interativas, a nova instalação, montada durante o New York Fashion Week, incorpora recursos de visualização de dados neurais. Além dos efeitos audiovisuais mostrados em Milão, a instalação, titulada dessa vez The Art + Science of Feeling, possibilita experiências táteis, ou seja, a interação se dá quando os visitantes, com os pés descalços e munidos com um dispositivo que faz a leitura de ondas cerebrais, caminham sobre diversos tipos de superfícies, como pedra, areia e grama.

Assim, o dispositivo interpreta as sensações e as transformam em imagens e sons abstratos. Ao final do passeio pela instalação, os visitantes se deparam com uma animação em 3D com os dados dos participantes anteriores, com imagens semelhantes a um grande turbilhão de água em fluxo constante. É a arte, ciência e tecnologia se encontrando no mundo do design.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.