Foco na América Latina

Ambicioso projeto Pacific Standard Time: LA/LA destaca produção latina e organiza centenas de exposições concomitantes no sul da Califórnia

Luana Fortes
A instalação de Valeska Soares Un-rest (2010) integra sua individual no Museu de Arte de Santa Barbara (Foto: Divulgação)

A Pacific Standard Time: LA/LA vem sendo organizada desde 2013 e, enfim, tem início em setembro. Trata-se de uma ambiciosa colaboração entre mais de 70 instituições culturais do sul da Califórnia que pretendem fazer jus à complexidade da arte latina-americana. É devido a essa proposta temática que a sigla LA se repete no título. Uma diz respeito a Los Angeles e a outra a Latin America.

O projeto foi possível graças a mais de US$ 16 milhões da Fundação Getty e conta com centenas de exposições concomitantes. A programação enfatiza a arte moderna e contemporânea, envolvendo desde os mais reconhecidos museus da região até galerias de universidades.

Glu, Glu, Glu (1966) faz parte da retrospectiva de Anna Maria Maiolino no MOCA (Foto: Divulgação)

 

Muitas das mostras destacam a produção do Brasil. É o caso das individuais de Valeska Soares, com Any Moment Now, no Museu de Arte de Santa Barbara, e de Anna Maria Maiolino, no Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles (MOCA). A de Maiolino é a primeira retrospectiva de seu trabalho nos Estados Unidos e compila obras das últimas cinco décadas.

Os coletivos Contrafilé, Frente 3 de Fevereiro e Estúdio Bijari também participam do projeto, compondo a exposição Talking to Action: Art, Pedagogy and Activism in the Americas (Falando com a Ação: Arte, Pedagogia e Ativismo nas Américas). A mostra acontece na Galeria Ben Maltz do Otis College of Art and Design e busca dissolver as linhas que dividem a prática artística de ativismo político, social e ambiental.

O Coletivo Bijari apresenta Contando Con Nosotros, projeto realizado em região periférica de Medellín, Colômbia (Foto: Estúdio Bijari)

 

No site da iniciativa, toda a agenda de exposições está disponibilizada. Elas envolvem os mais diversos assuntos como Arte e Ativismo; Fronteiras, Diáspora e Deslocamento; Definições de Identidade; entre outros.  E artistas brasileiros é o que não falta. Confira a programação completa.

Serviço
Pacific Standard Time: LA/LA
até 1/2018
pacificstandardtime.org

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.