Folia cool

Luciana Pareja Norbiato

Publicado em: 03/02/2015

Categoria: Da Hora, se linka

seLecT traz lista de atrações carnavalescas com toque cultural em SP, Rio de Janeiro, BH e Recife

Screen Shot 2015-01-31 At 22.43.55

Ninguém vai ficar parado nesse Carnaval, pelo menos em SP, Rio de Janeiro, BH e Recife, a exemplo da turma do Bloco da Semiótica da PUC (cuja foto de alguns foliões ilustra essa matéria). A seLecT pescou algumas atrações descoladas das ruas dessas cidades no quesito dos blocos, que incluem ainda algumas intervenções inusitadas – e divertidas.

No Rio de Janeiro, um destaque é o Badalo de Santa Teresa, que desde 1972 passeia pelas ruas do bairro mais artsy da capital fluminense. Neste ano, o bloco sai do Largo das Neves às 21h desta sexta, 6/2.

Outro bloco obrigatório é o do Afroreggae, que junta música e cidadania com seus tambores empunhados por 13 músicos, muitos deles egressos das comunidades cariocas. A concentração acontece na Avenida Atlântica com a Rua Rainha Elizabeth a partis das 10h da manhã deste domingo, 8/2. 

Um bloco que tem no cinema seu núcleo fundador fica na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Parque dos Patins, e acontece a partir das 10h da quarta-feira de cinzas, 18/2: é o Me Beija Que Eu Sou Cineasta, que tem entre seus integrantes de carteirinha o diretor pernambucano Lírio Ferreira, o cantor Otto e a atriz Maria Padilha.

Já em SP, o ultradescolado Acadêmicos do Baixo Augusta acontece no próximo domingo, 8/2, a partir das 14h, nas esquinas da Rua Augusta com a Rua Dona Antônia de Queiroz. Estreando neste ano a bateria comandada por Wilson Simoninha, o bloco fundado em 2009 para celebrar a revitalização da região, tem como tema Desbunde na Augusta, pela diversidade e contra a caretice. Alessandra Negrini e Tulipa Ruiz seguem como rainha e madrinha do bloco, respectivamente. 

Na segunda-feira, 9/2, a partir das 19h, é a vez da Banda Redonda, tradicional agrupamento de atores e profissionais de teatro e cinema de SP criado em 1974. A concentração é em frente ao Teatro de Arena, na Rua Teodoro Baima, 94, quase na esquina da Rua da Consolação com a Avenida Ipiranga. 

Caetano Veloso é o homenageado do Tarado Ni Você, que executa 35 músicas do compositor baiano a partir das 14h do sábado de Carnaval, 14/2. A saída só poderia acontecer na esquina da Rua Ipiranga com a Avenida São João.

Com um dos Carnavais de rua mais requisitados do país, Recife e Olinda têm toda a programação da folia organizada em um site. São também as cidades com as intervenções mais divertidas e críticas. Uma delas, a Troça Carnavalesca Empatando a Tua Vista, faz piada da verticalização urbana que vem ocorrendo por lá. O grupo chama uma atração para se apresentar e, em volta, pessoas vestidas de prédios impedem a visualização de quem está tocando. Também se inserem em outros blocos com a mesma estratégia: atrapalhar a visão, como os grandes prédios que começam a tomar conta da orla e de vários outros pontos da cidade. Este ano, prometem circular bastante pela folia recifense.

Em BH, capital da tradicional família mineira, o clima da folia também é familiar e para todas as idades e perfis. Há bailes para a terceira idade e folia para os pequenos, como também um Carnaval acessível, com bloco e oficina pra pessoas com deficiência. A programação completa você vê aqui.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.