Fórum Internacional Software Livre homenageia Aaron Swarz

Mariel Zasso

Publicado em: 01/04/2013

Categoria: Da Hora, se linka

Trilha de atividades com nome do ativista abrigará temas como Internet livre, compartilhamento, transparência e hacktivismo

Aaron_free_software

Legenda: Em sua luta pelo conhecimento livre e compartilhado, Aaron Swartz era também um ativista do Software Livre. (Foto: Wendy Maeda)

O Fórum Internacional de Software Livre (FISL) acontece desde 2000 em Porto Alegre, e tornou-se, ao longo de 14 anos, o maior encontro de comunidades de software livre da América Latina e um dos maiores eventos de Tecnologia da Informação do mundo. Sua 14ª edição, o #fisl14, acontece de 3 a 6 de julho, com uma agenda intensa atividades, incluindo palestras, oficinas, encontros de comunidades de software livre e apresentações culturais sempre ligadas aos temas de software e cultura livre.

Até amanhã (2), é possível aproveitar o primeiro período de inscrições e pagar apenas R$ 100,00 pelos quatro dias de evento. Também é possível submeter uma proposta de palestra ou oficina na chamada de trabalhos, através da qual a comunidade Software Livre compõe coletivamente a grade de programação do evento.

Este ano, as atividades serão distribuídas em dez trilhas principais: Academia Livre, Administração, Desenvolvimento, Educação, Encontros Comunitários, Hardware Livre, Jogos e Multimídia, Negócios e Tópicos Emergentes, além da apresentação de pesquisas acadêmicas no WSL, o Workshop Software Livre, que costuma reunir pesquisadores de diversos países.

Trilha Aaron Swartz

Em homenagem ao hacker e ativista Aaron Swartz, as discussões e atividades em torno das temáticas de cultura e internet livre, compartilhamento, copyleft, creative commons, transparência e hacktivismo serão agrupadas em uma trilha com seu nome. O jovem virou símbolo da luta em prol do compartilhamento após cometer suicídio, no início deste ano, enquanto era processado por pirataria pelo Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT).

Grandes nomes do movimento Software Livre já confirmaram presença: o ativista e fundador do movimento Richard Stallman, o diretor executivo da Linux Internacional Jon “Maddog” Hall, o hacker e pioneiro no trabalho com Realidade Virtual Mitch Altman, além das desenvolvedoras Corey Leight e Luciana Fujii e do educador Nelson Pretto. A participação de Alexis Rossi – Alexis Rossi, diretora de Coleções do Internet Archive, o mais conhecido arquivo web do mundo, e  Gabriella Coleman, antropóloga, coordenadora do Departamento de História da Arte e Estudos de Comunicação da McGill University, no Canadá, e pesquisadora de hackativismo.

Saiba mais:

14º Fórum Internacional Software Livre

Inscrições

Submissão de Palestras

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.