Foto em foco

Luciana Pareja Norbiato

Publicado em: 11/12/2014

Categoria: Da Hora, se linka

Museu de Arte de São Paulo (Masp) assina comodato que inclui 275 obras icônicas com o Foto Cine Clube Bandeirante

Masp_3

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateuabriand, mais conhecido por Masp, já começa as articulações da nova gestão, cuja direção artística é encabeçada por Adriano Pedrosa. Assinou contrato de comodato com o Foto Cine Clube Bandeirantes, instituição pioneira no debate, na produção e na conservação da fotografia brasileira moderna e contemporânea, principalmente com viés experimental. Estão incluídas na negociação 275 imagens, entre elas um núcleo modernista considerável.

Após 50 anos, o comodato prevê a doação definitiva do conjunto ao museu. Fundado em 1939, da urgência de um grupo de fotógrafos em difundir uma fotografia menos apoiada no registro e no pictorialismo e com forte caráter estético, o Foto Cine Clube Bandeirante reuniu os primeiros fotógrafos experimentais, como Thomaz Farkas, Gaspar Gasparian, German Lorca e Geraldo de Barros. Na lista do acordo, são 85 os fotógrafos selecionados pelo trabalho de Isabel Amado e Iatã Cannabrava, que fizeram a aproximação das instituições.

Para marcar o comodato, o Masp realizará no segundo semestre de 2015 uma grande exposição das fotos, com publicação de catálogo. Já neste fim de ano, o museu deixará de funcionar apenas nas vésperas e nos feriados de fim de ano (24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2015). Nos demais dias, o funcionamento é normal (veja no site).

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.