icon-plus
Postado em 11/12/2014 - 6:04
Foto em foco
Luciana Pareja Norbiato

Museu de Arte de São Paulo (Masp) assina comodato que inclui 275 obras icônicas com o Foto Cine Clube Bandeirante

Masp_3

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateuabriand, mais conhecido por Masp, já começa as articulações da nova gestão, cuja direção artística é encabeçada por Adriano Pedrosa. Assinou contrato de comodato com o Foto Cine Clube Bandeirantes, instituição pioneira no debate, na produção e na conservação da fotografia brasileira moderna e contemporânea, principalmente com viés experimental. Estão incluídas na negociação 275 imagens, entre elas um núcleo modernista considerável.

Após 50 anos, o comodato prevê a doação definitiva do conjunto ao museu. Fundado em 1939, da urgência de um grupo de fotógrafos em difundir uma fotografia menos apoiada no registro e no pictorialismo e com forte caráter estético, o Foto Cine Clube Bandeirante reuniu os primeiros fotógrafos experimentais, como Thomaz Farkas, Gaspar Gasparian, German Lorca e Geraldo de Barros. Na lista do acordo, são 85 os fotógrafos selecionados pelo trabalho de Isabel Amado e Iatã Cannabrava, que fizeram a aproximação das instituições.

Para marcar o comodato, o Masp realizará no segundo semestre de 2015 uma grande exposição das fotos, com publicação de catálogo. Já neste fim de ano, o museu deixará de funcionar apenas nas vésperas e nos feriados de fim de ano (24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2015). Nos demais dias, o funcionamento é normal (veja no site).