icon-plus
Postado em 04/01/2012 - 2:49
Fotografia brasileira é destaque na mostra Europalia
Mariel Zasso

Exposição Extremos mostra um Brasil que foge dos clichês turísticos e aposta na qualidade dos seus artistas

Europalia . Extremes Exhibition

“Pele Preta”, de Maureen Bisilliat, 1966

Um Brasil multicultural, de muitas cores, e com múltiplas potencialidades. A tão divulgada diversidade brasileira tem chamado a atenção dos europeus na exposição “Extremos”, inaugurada em outubro em Bruxelas.

A mostra de fotografia brasileira faz parte da 23ª Bienal Europalia, um dos mais famosos eventos de arte e cultura da Europa e do mundo. Dentro da exposição, que reúne um ótimo elenco de autores, curada por Guy Veloso e Rosely Nakagawa, nossa fotografia contemporânea tem espaço privilegiado: três galerias no Centro de Belas Artes, o BOZAR, na capital belga, museu onde se concentram as principais exposições do evento.

Retratos, instantâneos e fotopinturas exploram um Brasil desconhecido por parte dos europeus. O Brasil singular, simples e cheio de contrastes, contraditório, apaixonante, em belas imagens de artistas como Thomas Farkas, Cristiano Mascaro, Claudia Andujar, Walter Firmo e Luiz Braga.

Lançado em Bruxelas em 1969, o Europalia é um festival internacional que apresenta a cada dois anos uma mostra significativa do patrimônio cultural de um país convidado. De outubro a fevereiro, em Bruxelas e em muitas cidades na Bélgica e nos países vizinhos, o festival apresenta a arte de outra cultura nas suas mais diversas manifestações: música, artes visuais, cinema, teatro, dança, literatura. O objetivo do festival é promover o intercâmbio, oferecendo aos países parceiros a oportunidade de apresentar um exemplar do patrimônio cultural e artistas contemporâneos.

Confira na nossa galeria do FlickR algumas das fotografias brasileiras exibidas na 23a Europalia.

Saiba mais: Europalia.Brasil