Fotografia brasileira toma Paris

Imagens de Vik Muniz, Celso Brandão, Joaquim Paiva e Marcel Gautheroth estão expostas em museu francês

Ana Abril

Publicado em: 28/06/2016

Categoria: Da Hora, Notícias Quentes

Recriação de A Noite Estrelada, de Vik Muniz (Fotos: Reprodução)

Juntar grandes nomes da arte brasileira, como Vik Muniz, Celso Brandão, Joaquim Paiva e Marcel Gautheroth, na mesma sala expositiva é o que a Maison Européenne de la Photographie (MEP) – o principal museu de fotografia na França- chama de Une Saison Brésilienne (Uma temporada brasileira). E embora Gautheroth não seja brasileiro de nascimento, ele desenvolveu um dos seus principais trabalhos na capital brasileira.

Como o nome da mostra indica, não se pretende intitular um tipo de fotografia brasileira, mas expor algumas relevantes amostras de estilos muito variados realizados no Brasil. Talvez seja o paulistano Muniz e suas imagens feitas de recortes de revistas populares, restos de comida ou lixo o que mais destoe dentro do grupo de fotógrafos. A recriação de A Noite Estrelada, de Van Gogh, realizada com pedaços de revistas, ou Medusa Marinara, feita com espaguete em referência à Medusa, de Caravaggio, são algumas das obras expostas no MEP.

Imagem de Brandão

Imagem de Celso Brandão

Mais tradicionais são as fotografias em preto e branco de Celso Brandão, que tem como protagonista Alagoas, sua cidade natal. As imagens realizadas em uma câmera de médio formato datam dos anos 90. Segundo o artista conta em entrevista à, esta é a primeira vez que as fotografias estão em exposição: “Esse material estava guardado por duas décadas e meia, e Miguel Rio Branco (também artista), passando por Alagoas, as viu e, imediatamente, fez uma edição que virou livro. E depois surgiu esse convite da MEP”, explica.

Fotografia de Joaquim Paiva

Fotografia de Joaquim Paiva

Também tendo uma cidade como protagonista, neste caso Brasília, o carioca Paiva e o francês Gautheroth apresentam duas visões do Planalto Central. Enquanto Paiva mostra a colorida Brasília dos anos 70 e seus habitantes, Gautheroth prefere ficar no preto e branco e focar na arquitetura planejada e a etnografia.

Fotografia de

Fotografia de Gautheroth

Para sentir o gosto da fotografia brasileira em pleno verão europeu, Paris e seu reconhecido MEP oferecem Une Saison Brésilienne até 28/8.

Serviço
Une Saison Brésilienne
Maison Européenne de la Photographie (MEP)
5/7 Rue de Fourcy – 75004 Paris
Até 28/8
De quarta-feira a domingo, das 11h às 19h45

Tags: , , , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.