icon-plus
Postado em 07/11/2013 - 6:03
Gabinete de curiosidades
Guilherme Kujawski

Produzida pelo Coletivo Gambiologia, a publicação retorna tendo como tema o colecionismo

Facta2_capa_cred_nidin_sanches_e_coletivo_gambiologia

Legenda: Capa da segunda edição da revista FACTA

Para os entusiastas da aquisição de objetos vintage, a prática chama-se “colecionismo”; mas, para os profissionais da saúde, os que adotam tal padrão comportamental são conhecidos como “acumuladores”, pessoas que guardam em grandes quantidades itens com questionável valor utilitário, sem a preocupação de se livrar deles, mesmo que isso resulte, ao longo do tempo, em perda da qualidade de vida. Ou seja, é estratégia artística, hobby ou patologia grave, dependendo da situação.

O tema é a linha editorial da segunda edição da FACTA – Revista de Gambiologia, que tem lançamento hoje, dia 7 de Novembro, em Belo Horizonte. Com o título “Acúmulo, Ação Criativa”, o segundo número explora o curioso hábito de acumular objetos, incorporado tanto por artistas, como pelo cidadão comum. O assunto relaciona-se diretamente com os interesses do Coletivo Gambiologia (Fred Paulino, Lucas Mafra e Paulo Henrique Pessoa, o Ganso), os idealizadores da publicação e garimpadores profissionais de objetos antigos.

Tanto a direção de arte, como o conteúdo, são louváveis. Rosângela Rennó explica o conceito de “ruinologia” através do projeto Menos-valia [leilão], um conjunto de 73 objetos pertencentes ao universo fotográfico. Xico Sá, em crônica, se pergunta se vale à pena ou não guardar objetos de ex-namoradas em casos de mudança de endereço. Newton C. Braga explica como montar um alarme contra ladrões de coleções (sim, eles existem!). Certamente, há material sobre reciclagem, mercado de pulgas, bazares e gabinetes de curiosidades (esse último é ilustrado com a famosa gravura de Ferrante Imperato, Dell’Historia Naturale).

Um outro elemento bacana é a lógica de rede embutida no projeto. Depois de articular um pré-lançamento durante o Festival Tropixel, o veículo oficial do Coletivo Gambiologia mostra a que veio no lançamento em BH e prova o poder da força coletiva. Os partidários dos estudos sobre gambiarras aguardam com ansiedade outra ação do coletivo, a exposição Gambiólogos, que teve apenas uma edição em 2010.

Serviço

Data: Dia 7 de novembro – quinta feira – a partir das 18 horas

Local: Quixote Livraria e Café – R. Fernandes Tourinho, 274 – Savassi – BH