icon-plus
Pintura de Uchôa que integra à exposição (Imagem: Divulgação)
Postado em 25/04/2016 - 11:29
Galeria Berenici Arvani apresenta mostra de Carlos Eduardo Uchôa
Os trabalhos do artista e também reitor da Faculdade São Bento seguem em exposição até 27 de maio, em São Paulo

A Galeria Berenice Arvani apresenta, no dia 26 de abril, a exposição Infinito Olhar, do artista e monge beneditino Carlos Eduardo Uchôa. Sob curadoria de Daisy Peccinini, a mostra reúne pinturas e fotografias inéditas que cruzam a fronteira estética e ganham dimensão espiritual.

As pinturas da série H, de Uchôa, são capazes de arrebatar emoções e sensações que incluem sua própria existência, produzidas em meio a um processo que envolve silêncio e contemplação. São pinturas sofisticadas que trazem uma relação madura com as cores, alternando brancos, azuis e diversas tonalidades de cinza. Pinturas de camadas, reveladas por gestos de pinceladas  sobre telas retangulares de orientação vertical. Nesta série, o artista estabelece harmonia entre duas qualidades antagônicas: a construção e a expressão, entre o que é espontâneo e o que é disciplinado.

Em outra série, composta por oito fotografias intitulada Reflexões, o monge tem como fio condutor o estado da matéria: sólido, líquido e gasoso; da água, terra e do ar. Ao captar estados da natureza, Uchôa condensa a experiência humana no mistério da própria existência e da constante transformação do mundo.

Ao recorrer ao mito do infinito, dos estados naturais e das emoções, o artista busca nas raízes do inconsciente e do instinto metáforas e sutilezas do visível, que transitam nas bordas do metafísico e do sagrado.

Serviço
Galeria Berenice Arvani
Rua Oscar Freire, 540, Jardins, São Paulo
De 26 de abril a 27 de maio
De segunda a quinta-feira, das 10h às 19h30; sexta-feira, das 10h às 19h
Tel.: (11) 3088 2843