icon-plus
Postado em 09/04/2013 - 9:15
galeria seLect#11
Da redação

Na seção Vernissage, show da artista chilena Catarina Purdy, a.k.a Cholita Sound, celebra lançamento da edição seLecT nº11 e encerra exposição do artista Lourival Cuquinha na Baró Galeira. Confira as imagens!

Cholita Sound2

Cholita Sound. Foto: Paulo D’Alessandro

No último sábado, 6 de abril, a Baró Galeria se tornou palco para o espetáculo o projeto Cholita Sound em celebração ao lançamento da seLecT nº11: Futebol Arte. O evento também marca aseção Vernissage, onde o artista Lourival Cuquinha teve o portfólio apresentado pela jornalista e crítica de arte Ana Maria Maia na última edição da revista. 

Na exposição Territórios e Capital: Extinções, Lourival Cuquinha apresentou diferentes trabalhos cujos o conceitos estavam interligados pela proposta denominada Arte Financeira, onde o artista se apropria de moedas correntes de diferentes países para criar trabalhos que tensionam a relação entre a produção artística e o mercado global. A economia informal também esteve no centro de trabalhos que abordavam sua experiência como trabalhador no estrangeiro. 

Exemplo da matéria financeira tornada arte por Cuquinha é a instalação o inédita Zeitgeist, onde que um gigantesco asterisco tridimensional é formado por hastes feitas com R$ 7 mil em moedas de cinco e dez centavos de real. A obra que ocupava praticamente todo o espaço do galpão da galeria ganhou nova configuração quando se tornou cenário incidental para a performance Corpo de Secretas, do artista Lourival Coquinha, onde capoeiristas fardados com uniforme da polícia militar de São Paulo jogaram copeira e logo após houve apresentação da artista Catarina Purdy, a frente do projeto de electro-cumbia Cholita Sound. 

Confira o álbum de imagens completo no nosso facebook

Leia o artigo A arte do vil-metal, de Ana Maria Maia, sobre a obra de Lourival Cuquinha na seção Vernissage da última edição da seLecT