Goeldi revisitado

Exposição na galeria Bergamin & Gomide apresenta mais de 30 obras de um dos maiores gravuristas brasileiros

Felipe Stoffa

Publicado em: 01/06/2016

Categoria: Da Hora, Notícias Quentes

Oswaldo Goeldi - Sem Título (Foto: Ding Musa/Bergamin & Gomide)

Mais de 30 trabalhos estão reunidos na exposição O Universo de Oswaldo Goeldi, que abre quinta-feira (2/6) na galeria Bergamin & Gomide. Goeldi foi um dos expoentes da gravura moderna no Brasil, com obras reconhecidas internacionalmente, e ganhou a vida por muito tempo como ilustrador, colaborando para diversas publicações: revistas como Clima e O Malho e o jornal A Manhã. O artista também ilustrou livros nacionais e internacionais, como Cobra Norato, do escritor modernista Raul Bopp, e publicações do russo Fiodor Dostoievski.

A exposição foi organizada com objetivo de oferecer ao público um panorama da produção de Goeldi que não se prende à cronologia, com obras reunidas em grupos que possibilitam diversas associações. Trabalhos em técnicas pelas quais o artista é menos conhecido, como a aquarela, também integram a mostra.

A seleção ressalta suas temáticas recorrentes: a vida cotidiana dos pescadores e dos homens urbanos e a solidão, em composições sombrias e melancólicas. Suas paisagens são ocultas e misteriosas, com traços concisos de luminosidade, marcados pelo corte da goiva na madeira.

Serviço
Galeria Bergamin & Gomide
Rua Oscar Freire, 379, loja 1, Jardins, São Paulo
De 3 de junho a 2 de julho
De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados das 10h às 15h
Tel.: (11) 3853 5800

Tags: , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.