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Postado em 26/06/2013 - 6:33
Grafite sobre rodas
Victor Fresi

Carolina Herrera faz parceria com grafiteiro brasileiro e abre concurso que levará jovens artistas ao IED de Barcelona

Onibus Grafitado_lamarca

Legenda: 212 Factory é o ônibus grafitado por Lamarca para concurso cultural da marca Carolina Herrera

Marcelo Lamarca, grafiteiro carioca radicado em São Paulo, participa de um projeto itinerante com a marca americana Carolina Herrera, para o lançamento de sua nova fragrância Body Spray 212 Sexy.

A parceria artsy envolve uma ação em um ônibus, inteiramente grafitado por Lamarca, e um concurso para encontrar talentos da nova geração, em diversas linguagens. Grafite, fotografia, ilustração, colagens… Vale tudo, desde que a inspiração seja a cidade de Nova York, sede da marca. O prêmio é um curso no IED de Barcelona. As inscrições vão de Julho a Agosto.

Batizado de 212 Factory, o ônibus traz o skyline de Nova York para São Paulo e lembra o icônico estúdio do artista pop Andy Warhol.

O projeto vai viajar pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Promove intervenções de arte urbana em lugares públicos, workshops e oficinas de interatividade com redes sociais no próprio “lounge” no ônibus. Além disso, haverá um serviço de customização gratuita de skates, bicicletas e pranchas de surf. 

Quem quiser participar do projeto poderá inscrever-se no próprio ônibus. O trajeto já foi definido, passando por praças e praias. Em São Paulo, o ônibus para no Parque do Ibirapuera e na Vila Madalena. No Rio de Janeiro, no Arpoador e no Baixo Gávea. As informações sobre as datas das paradas do 212 Factory você acompanha na fan page da Carolina Herrera no Facebook.

Marcelolamarca_graffitiartist

Legenda: Marcelo Lamarca, grafiteiro do projeto Body Spray 212 Sexy

Entrevistamos o artista Marcelo Lamarca, que nos contou um pouco de como começou o projeto e como foi o processo de trabalho:

Como surgiu essa parceria e o que te interessou nela?

O que achei mais incrível nesse projeto foi o fato de ser um transporte urbano que tem tudo a ver com o grafite. Essa arte começou nos trens de Nova York e o ônibus é um transporte que tem essa sintonia com a área urbana. Além disso, pelo fato de ser itinerante, permite-se estar em vários lugares, da mesma forma como acontece com o grafite. Além disso, nos proporciona conhecer gente que mora na rua, novos espaços e por aí vai.

Como foi o processo criativo do grafite no ônibus?

Tínhamos uma inspiração inicial que era Nova York e foi muito interessante partir desse princípio. Morei lá no final de 2012, estudando e pintando em vários locais e por isso me identifiquei totalmente com o tema. Durante esse tempo que estive na cidade que nunca dorme, pude pesquisar e arquivar muito conteúdo que me ajudou a chegar na arte final do ônibus.

Você já fez parceria com alguma marca internacional relacionada à moda?

Foi a primeira experiência em termos de parceria com uma marca internacional e também relacionada à moda. A parceria me proporcionou uma superestrutura. Como se eu pudesse levar meu ateliê para dentro de um ônibus, virando um “ateliê-galeria”. Outro ponto muito interessante é que tive uma liberdade de criação muito grande. Isso é fundamental para um artista. Conseguimos equilibrar uma conversa entre a marca e os elementos da street art de uma forma bem bacana. Acredito que seja uma das primeiras vezes que isso acontece com um artista de grafite.

O que espera do público ao levar esse projeto às ruas?

Acho que o público vai se interessar muito em conhecer o interior do ônibus, ainda mais após terem o impacto do exterior com o grafite e em movimento. Certamente haverá muita curiosidade do público, que poderá levar seus skates e pranchas para aprender um pouco mais sobre esse processo criativo.

Fotos: Divulgação