icon-plus
Postado em 03/07/2013 - 6:12
High low pics
Luciana Pareja Norbiato

O fotógrafo e cineasta polêmico registra crueza da juventude, enquanto seu grande amigo exacerba forma e luz

Leda

Legenda: Foto sem título de 1974 é considerada um dos nus mais famosos da história da fotografia

Visualizar as obras de Ralph Gibson e Larry Clark é como ter à frente dr. Jeckill e Mr. Hide. Enquanto o primeiro, autoentitulado (com toda a razão) um formalista, capta com enquadramento e luz de tirar o chapéu cenas que resgatam a poesia sutil do cotidiano, o segundo só tem olhos para o reverso da medalha, a desilusão precoce de uma juventude desgastada pelo abuso de álcool e de drogas e sem nenhum plano de futuro, ao qual imprime um fingido pouco caso documental

“Nós fotografamos o que fotografamos porque ninguém mais o faz”, afirma Gibson. Ele crê que, embora versando sobre universos antípodas, as obras dos dois artistas arrebata por seus recortes peculiares da realidade. Amigos desde a juventude, ambos iniciaram juntos a carreira e conseguiram seu primeiro sucesso da mesma forma.

“Eu havia publicado de forma independente, por minha própria editora, meu primeiro livro, The Somnambulist (1970), e havia conseguido um bom retorno de crítica, então fiz a proposta a Larry de fazermos o mesmo com ele. Daí surgiu Tulsa (1971), também um sucesso”. É desse livro precursor na obra de Larry Clark que foram selecionadas as imagens em cartaz no MIS, com curadoria de Nessia Leonzini.

Se Clark tem um tema fechado, a adolescência dos EUA no avesso do sonho americano, na tentativa de dar visibilidade a uma camada geralmente varrida para baixo do tapete, em Gibson o tratamento formal é o que delimita seu mundo, em que corpos nus, cenas corriqueiras e detalhes ganham um belo primeiro plano.

Por esse aspecto, ambos trabalham no sentido de trazer à tona elementos usualmente ignorados. Com a exibição das imagens em espaços adjacentes, a tensão entre os dois universos acaba por conferir a ambos uma coesão insuspeita, que se realiza na estetização do imperfeito de cada dia. Veja a galeria de imagens aqui.

Ralph Gibson & Larry Clark – Amizade, fotos e filmes
Museu da Imagem e do Som – MIS
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
11.2117-4777
Terça a sexta, 12h às 22h
Sábado, domingo e feriado, 11h às 21h
R$ 6
Até 15/9