Homage

Silvia Cintra + Box 4 homenageia Amilcar de Castro com exposição e estande na feira Frieze NY

Luana Fortes

Publicado em: 24/04/2017

Categoria: Da Hora, Destaque

Shiva (1955), de Amilcar de Castro (Fotos: Divulgação)

Ao ouvir falar em Amilcar de Castro é quase inevitável pensar em suas esculturas de aço, que apresentavam uma maneira particular de se relacionar com o espaço. O artista concebia a tridimensionalidade sem nem sequer fragmentar a matéria plana. Em suas mãos, um quadrado tornava-se escultura a partir de uma simples articulação.

Mas, para além disso, a nova individual de Castro na galeria Silvia Cintra + Box 4, traz sua produção com outros olhares. Nela, o público pode aproximar-se de seu processo criativo, ao entrar em contato com esboços e maquetes de esculturas, que contam com anotações, possíveis títulos e até mesmo contato de fornecedores.

Tampo de compensado com intervenção em tinta acrílica, de Amilcar de Castro

Tampo de compensado com intervenção em tinta acrílica, de Amilcar de Castro

Fora isso, também está exposto o tampo de uma mesa que o artista usava de apoio para pintar, que acabou virando, em si, um trabalho. E, evidente, duas esculturas. A primeira trata-se de uma das primeiras realizadas em grande formato, enquanto a segunda mostra a única obra em que Castro usou granito como matéria.

A galeria presta homenagem ao artista com a exposição no Rio de Janeiro, mas também decidiu levar seu trabalho para os Estados Unidos. Simultaneamente à mostra, Silvia Cintra + Box 4 também apresenta um estande na feira de arte Frieze NY exclusivamente dedicado a obras do escultor.

SERVIÇO
Amilcar de Castro
Silvia Cintra + Box 4
Rua das Acácias, 106 – Gávea, Rio de Janeiro
Até 27/5
www.silviacintra.com.br

Tags: , , , , , , , , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.