Homenagem a Carlos

Nina Gazire

Publicado em: 15/05/2012

Categoria: Selects, Vídeo

Morreu hoje Carlos Fuentes. A seLecT seleciona cinco entrevistas recentes em vídeo com o escritor mexicano

Carlos-fuentes4

O escritor mexicano Carlos Fuentes faleceu hoje, dia 15 de maio, deixando uma lacuna na literatura latino-americana. O escritor nasceu no Panamá, em 1928, filhos de embaixadores mexicanos e durante a infância viveu em diferentes cidades da América Latina, dentre elas o Rio de Janeiro. É  autor de 32 livros, entre eles o famoso A morte de Artemio Cruz, publicado em 1962, além de ensaios, contos e peças de teatro. Lecionou em diferentes universidades do mundo e é conhecido por introduzir na literatura mexicana a traços da cultura índigena, introduzindo  aspectos da mestiçagem da linguagem em suas narrativas.

Aos 83 anos, em sua última entrevista , concedida ao jornal El País no ínicio desta semana, o autor declarou : “Temores literários eu não tenho nenhum. Eu sempre soube muito bem o que eu faço e eu sigo a fazê-lo. Eu levanto de manhã, as sete, e as oito já estou escrevendo.” Em homenagem a Carlos Fuentes, a seLecT selecionou quatro entrevistas importantes deste inesquecível escritor:

Entrevista dada por Carlos Fuentes a jornalista Carmem Arestegui, da CNN en Español, em janeiro de 2012

http://www.youtube.com/watch?v=JHegvTV0ZTI

Nesta entrevisa, o autor fala sobre a guerra contra as drogas no México, tema que sempre o interessou

Carlos Fuentes entrevistado por Geneton Moraes Neto no programa Dossiê Globo News.

Entrevista concedida por Fuentes em março deste ano a entrevistadora mexicana Cristina Pacheco

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.