Homenagem a Theo

Nina Gazire

Publicado em: 26/01/2012

Categoria: Selects, Vídeo

Elegemos as melhores cenas dos filmes do diretor grego Theo Angelopoulos

Theo_angelopoulos_1

Na última terça-feira, dia 24 de janeiro, faleceu um dos maiores nomes do cinema europeu, o cineasta grego Theo Angelopoulos. O diretor morreu aos 76 anos vítima uma hemorragia cerebral após ser atropelado por uma motocicleta.

Angelopoulos nasceu em 27 de abril de 1935 e foi o diretor mais bem-sucedidos do cinema grego, com prêmios que incluem a Palma de Ouro em Cannes (França) e o Leão de Ouro em Veneza (Itália). Dirigiu quinze filmes, a maioria retratando a história e a sociedade grega. Da sua produção são mais conhecidos os longas Paisagem na Neblina e Um olhar a cada dia.

Uma de suas marcas registradas são seus longos planos sequência de composições formais a maneira do teatro. O diretor já trabalhou com grandes estrelas como Marcello Mastroianni, Jeanne Moreau, Omero Antonutti, Harvey Keitel, Willem Dafoe e Bruno Ganz .

Veja aqui algumas cenas antológicas sob a direçao de The Angelopoulos:

Alexandre, o grande (1980)

Paisagem na Neblina (1988)

http://www.youtube.com/watch?v=NbF7ULeTXs8&feature=fvst

Um olhar a cada dia (1995)

A eternidade e um dia (1998)

To livadi pou dakryzei (2004)

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.