Homenagens ao Quadrado

Paula Alzugaray

Publicado em: 28/02/2012

Categoria: Da Hora, fashion

Arquivo de fotos de Daniel Buren vira série limitada de lenços da Hermès

Quadrados

Legenda: Lenço Hermès de Daniel Buren (Foto: Daniel Buren/Divulgação)

Como qualquer indivíduo de qualquer idade ou profissão, o artista francês Daniel Buren coleciona fotografias tiradas em viagens. Só que, em vez de morrer em álbuns de retratos, suas “fotos-souvenires” ganham vida em lenços de seda da Hermès. Os temas variam de florais, marinhos e arquiteturas até fragmentos de uma instalação realizada pelo artista no Ateliê Hermès da Coreia do Sul.

Intitulada Photos-Souvenirs au Carré, a série é formada por 365 peças únicas – objetos de arte como monotipias ou pinturas, mas desenhados para ser vestidos e não expostos em paredes. Quatro dessas peças exclusivas chegaram à loja da grife em São Paulo, em dezembro de 2011, à venda por R$ 24 mil. Buren é o segundo artista a personalizar os lenços da Hermès. Em 2008, Josef Albers realizou a série Homage to the Square.

*Publicado originalmente na edição impressa #4.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.