Human Ecology

Galeria Nara Roesler em NY abre exposição com obras de Eduardo Navarro, Isaac Julien e Lucia Koch

Felipe Stoffa
Isaac Julien - Stones Against Diamonds (Foto: Cortesia Galeria Nara Roesler)

Eduardo Navarro, Isaac Julien e Lucia Koch são artistas de peso. Navarro é argentino, nascido em Buenos Aires, cidade em que vive e trabalha. Julien é britânico e já foi ganhador do renomado prêmio Turner, em 2001, pelo seu filme The Long Road to Mazatlán (1999). Já Koch é brasileira, paulistana, famosa por produzir intervenções em obras arquitetônicas com luz, fotografia, vídeo e seus conhecidos filtros coloridos.

Os três compõem a nova exposição na Galeria Nara Roesler, Human Ecology, em sua sede na cidade de Nova York, composta pelos desenhos da série Oven Session Drawings e os instrumentos utilizados na performance Instructions from the Sky, ambos de Navarro; o vídeo Against Diamonds, de Julien; e um conjunto de trabalhos que estruturam a obra Air Temperature, de Lucia Koch.

Eduardo Navarro - Instructions From the Sky (Foto: cortesia do artista/Galeria Nara Roesler)

Eduardo Navarro – Instructions From the Sky (Foto: cortesia do artista/Galeria Nara Roesler)

 

A partir do papel vegetal misturado em uma solução de açúcar e água, o argentino Eduardo Navarro produziu os desenhos da série Oven Session Drawings. Esse medium utilizado pelo artista, fez com que o papel escurecesse ao ser colocado no forno, aquecido em alta temperatura. Esse processo da um ar de desenhos domésticos, com algumas figurações. Além da série, os instrumentos que utilizou para produzir a performance Instructions From The Sky, apresentada na última edição da Frieze Art Fair, em Nova York, também figuram na exposição. Nela, os performers convidados se vestiram com discos e capacetes espelhados e ficavam dispostos pelo espaço como se estivessem captando as nuvens do céu, refletidas no espelho de seus trajes futurísticos.

Isaac Julien apresenta um vídeo inspirado em Lina Bo Bardi (1914 – 1992), a partir de uma carta que a arquiteta escreveu a seu marido, o antigo diretor do Masp e marchand Pietro Maria Bardi (1990 – 1999). Nela, relata sua paixão pelas pedras semipreciosas, que gostava mais do que qualquer outra joia. Ao longo do vídeo, pode-se perceber o interesse que Lina Bo possuía em colecionar pedras e artefatos. Para o artista, a carta se configura como uma metáfora do inconsciente, que revela também uma beleza inacessível. Seu vídeo tenta apresentar um pouco do universo de Bo Bardi, no qual também constam referências aos cavaletes de vidros do Masp.

Lucia Koch - Air Temperature (Foto: Felipe Castellari)

Lucia Koch – Air Temperature (Foto: Felipe Castellari)

 

Lucia Koch retoma sua investigação de cores primárias e a relação com a luz, em conjunto de trabalhos que compõem a obra Air Temperature. A ideia é reproduzir a a luminosidade do por-do-sol que Koch presenciou em Porto Alegre, São Paulo e Nagoya (Japão), diferente em cada cidade visitada. A artista também apresenta fotografias de sua série Amostras da Arquitetura, continuidade de sua pesquisa relacionada a interior e exterior, parte da poética de seu trabalho.

Serviço
Human Ecology
Galeria Nara Roesler
47 w 28th street, 2º andar, 10001, Nova York
Até 3/9
De segunda-feira a sábado, das 10h às 18h
Tel.: (646) 791 0426

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.