Imagem participativa

Luciana Pareja Norbiato

Publicado em: 28/05/2015

Categoria: Da Hora, exposições e bienais

Museu de Arte do Rio exibe mostra de fotógrafos surdos do projeto FotoLibras

Divulgação Projeto Fotolibras (1)

Legenda: Acima e abaixo, imagens dos alunos do projeto FotoLibras (divulgação)

Como a fotografia pode se tornar o discurso de quem não ouve? Respondendo a essa pergunta, surgiu a exposição Por Contato (em cartaz até 5/7 no MAR). Trazendo imagens de jovens surdos pernambucanos, a mostra é resultado das oficinas do projeto FotoLibras, que promove vivências artísticas inclusivas, levando em conta as especificidades humanas como potência expressiva.

Divulgação Projeto Fotolibras (4)

Quem coordena o projeto são os artistas Eduardo Queiroga, Mateus Sá, Rachel Ellis e Vládia Lima, mais conhecidos como Gema (Grupo de Educação e Mudança pela Arte). A entidade sem fins lucrativos promove diversas atividades educacionais e culturais tendo por objetivo a inclusão visual.

Divulgação Projeto Fotolibras (5)

Na exibição, que ocupa os pilotis do vão térreo do museu carioca, as fotografias funcionam como narrativas que mesclam abordagem documental e subjetivida em processo de criação participativo, partindo do cotidiano dos jovens aprendizes como matéria-prima. Inclusão e arte caminham juntas nas imagens. 

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.