icon-plus
Postado em 20/01/2014 - 5:56
Imagens dos seres originais
Guilherme Kujawski

Galeria Fortes Vilaça, em São Paulo, abre no começo de Fevereiro a exposição The Ghost in Between, de Janaina Tschäpe

Jan_body

Legenda: Frame do filme The Ghost in Between, último trabalho de Janaina Tschäpe (foto: Divulgação)

No próximo dia 6 de Fevereiro a Galeria Fortes Vilaça abre a exposição The Ghost in Between, na qual Janaina Tschäpe, artista residente em Nova York, mostra o seu trabalho mais recente, um filme sobre a confluência entre registros imagéticos e as mitologias amazônicas. No caso, sobre como os povos ribeirinhos da região entreveem imagens de entidades sobrenaturais em fotografias tiradas da floresta, mais especificamente, na interface entre a paisagem e seu reflexo nas águas do rio.

O filme de Janaína revela como os fantasmas para os povos da Amazônia não tem nada a ver com a manifestação ectoplásmica invocada por determinados médiuns. Nem muito menos com spirit photography, um tipo de prática fotográfica que tenta capturar imagens de substâncias fluídicas e espirituais. Os fantasmas amazônicos de Janaína têm mais a ver as imagens incorporadas pelos xamãs, chamadas de utupë, palavra que significa simultaneamente “imagem” e “duplo”, mas pode também se referir ao reflexo de objetos na água.

Daí o filme ser apresentado em forma de dupla projeção, com imagens de uma mulher navegando pela paisagem e refletidas num Rio Negro quase imóvel. Além da ambiência que sugere as paisagens dos artistas viajantes do século 18 e 19, vemos a personagem feminina se metamorfosear em seres fantásticos e outras entidades recorrentes em vários outros trabalhos da artista. É uma experiência que discute, muito apropriadamente, noções de imagens alheias ao pensamento ocidental.

Serviço:

Onde: Galeria Fortes Vilaça, Rua Fradique Coutinho, 1500, Vila Madalena, São Paulo

Quando: de 06 de Fevereiro a 15 de Março

Horários: De terça a sexta, das 10h às 19h; Sábados, das 10h às 18h