Imprima sua guitarra

Nina Gazire

Publicado em: 29/03/2012

Categoria: Da Hora, design

Conheça uma linha de guitarras produzidas com uma impressora 3D

Rpguitar02

Desde que chegaram ao mercado com preços mais acessíveis, as impressoras 3D prometem ser a mais nova mania dos designers antenados. O equipamento não é novidade para as grandes indústrias, que já o utilizam há algum tempo para fazer protótipos, mas agora elas chegam ao mercado e prometem ao consumidor a impressão de diferentes objetos, de brinquedos a capas para celulares. Novidade mesmo na área será impressão de intrumentos musicais. Duas empresas já vêem trabalhando na ideia, desenvolvendo especificamente guitarras.

Rpguitar06

A empresa de design neozelandesa, one61, produziu uma série de guitarras coloridas criadas com uma impressora 3D. As guitarras podem ser customizadas com diferentes cores e componentes que são adicionados ao programa que cria a imagem do instrumento antes de sua impressão. Já empresa Bård S D, é responsável pela primeira guitarra impressa em 3D, Zoybar Tor. Ela foi criada usando um software livre chamado Blender, um programa de computador de código aberto para modelagem e animação, customizado para a criação de guitarras 3D.

A tecnologia de impressão 3D ainda está em seus estágios iniciais, mas talvez seja uma das novidades mais importantes do mercado de design, visto que impressoras 3D já podem ser encontradas no mercado com preços variando entre 2 mil e 5 mil dólares.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.