Indígenas na luta política

Ouça Maial Kaiapó, candidata a deputada federal pelo Pará, no podcast celeste, em entrevista a Denilson Baniwa

Da Redação

Publicado em: 29/09/2022

Categoria: Da Hora

Indígenas lançaram um recorde de candidaturas ao Congresso em 2022. Dados do TSE mostram um aumento de 40% do número de candidatos que se declaram indígenas no atual pleito. Maial Kaiapó é uma das postulantes a um assento no Legislativo, em campanha para ser a primeira deputada indígena do Pará. Saiba mais sobre Maial Kaiapó na entrevista que a artista e advogada deu para o artista Denilson Baniwa no podcast Paxiúba: Uma gente que se move (Paxiwa_Watasára Miráitá). O podcast é um trabalho desenvolvido por Baniwa no projeto Amazônia: Uma Residência Editorial da revista seLecT.

A conversa com Maial Paiakan é fundamental para o entendimento da função da arte na resistência e na luta dos povos indígenas no Brasil. Filha e sobrinha de lideranças – seu pai integrou a delegação Kaiapó na Constituinte, em 1988, e a tia Tuíra enfrentou com um facão um dos responsáveis pela construção das usinas de Belo Monte, em Altamira, em 1989 –, Maial é graduada em Direito pela Universidade de Tocantins e mestranda pela Universidade do Pará. Já atuou na Funai, na Secretaria Especial de Saúde Indígena, e trabalhou com a depurada Joênia Wapichana na assessoria legislativa da Câmera dos Deputados, em Brasília.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.