Instituições em processo de reabertura

Após cinco meses fechados devido à pandemia do coronavírus, espaços de arte se planejam para abrir suas portas para o público

Da redação

Publicado em: 25/08/2020

Categoria: Da Hora, Destaque

Água de Beber (2020), nA Parede Gentil (Foto: Divulgação)

A abertura de museus, galerias e outros espaços culturais ainda não tem data certa. Em São Paulo, por exemplo, a retomada é ensaiada desde o fim de julho, mas a prefeitura determinou que museus só poderão voltar a receber o público quando a capital atingir a fase verde, considerada o penúltimo estágio de reabertura, que está sendo calculada considerando índices que medem a capacidade de atendimento do sistema de saúde e a evolução da pandemia em cada região.

Enquanto a definição não acontece, no entanto, a maioria das instituições se planejam para a retomada e algumas ensaiam formas de exposição que não contrariem as regras. Galerias como a Luisa Strina e a Vermelho, por exemplo, estão recebendo apenas visitas agendadas e a Gentil Carioca está funcionando desde 15/8 com um projeto que prevê o fornecimento de 500 litros de água potável por dia a pessoas em situação de rua. Os bebedouros foram instalados na parede externa do espaço, situado no centro do Rio de Janeiro.

A reabertura, quando permitida, também implicará em um novo funcionamento. A Fundação Iberê Camargo, que tem previsão de voltar a funcionar em setembro, pretende realizar visitas com agendamento de grupos de até 20 pessoas por vez e o trajeto, com duração de uma hora, será sempre o mesmo: os visitantes devem começar pelo último andar e ir descendo as rampas da instituição. 

A seLecT conversou com uma série de museus e galerias para entender quando cada um dos espaços espera retomar as atividades presenciais e qual é a programação que deve receber o público. Veja abaixo:

Inhotim
Data de reabertura: a definir.
Horário de funcionamento: Sextas-feiras, das 9h30 às 16h30, sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.
Programação: Parques e galerias serão abertos com limite de 500 visitantes. 

Pinacoteca
Data de reabertura: a definir.
Horário de funcionamento: Pina Luz, das 14h às 20h; Pina Estação, das 14h às 18h.
Programação: OSGEMEOS: Segredos, e Véxoa: Nós sabemos, com curadoria de Naine Terena na Pinacoteca Luz; e Hudinilson Jr.: Explícito e será inaugurada Joan Jonas: Cinco Décadas, na Pina Estação.

Masp
Data de reabertura: a definir.
Horário de funcionamento: a definir.
Programação: Trisha Brown: coreografar a vida e Hélio Oiticica: a dança na minha experiência

MAM São Paulo
Data de reabertura: a definir.
Horário de funcionamento: a definir.
Programação: Antonio Dias: derrotas e vitórias, com curadoria de Felipe Chaimovich; 20 anos do Clube de Colecionadores de Fotografia, com curadoria de Eder Chiodetto, e projeto Parede, com a obra roçabarroca, de Thiago Honorário. 

MAM Rio de Janeiro
Data de reabertura: 12/9
Horário de funcionamento: de quinta a domingo, das 13h às 18h.
Programação: Wanda Pimental, Poça/Possa; Irmãos Campana – 35 Revoluções; Campos Interpostos e Programa Intervenções, com o projeto Noite de Abertura, de Thiago Rocha Pitta.

Instituto Moreira Salles
Data de reabertura: IMS Paulista, 22/9; IMS Poços, 8/9; e IMS Rio, 15/9 (previsão).
Horário de funcionamento: IMS Paulista, de terça a sexta-feira, das 12h às 16h; sábado e domingo, das 13h às 17h; IMS Poços e IMS Rio, a definir.
Programação: No IMS Paulista, Paz Errázuriz: coleções Fundación MAPFRE, com cerca de 150 imagens da fotógrafa chilena; e Arquivo Peter Scheier, primeira individual do fotógrafo em 50 anos, com curadoria de Heloisa Espada. No IMS Rio, Ocupação Eduardo Coutinho, e no IMS Poços,  Agora ou nunca – Devolução: paisagens audiovisuais de Maureen Bisilliat, com seleção de imagens da própria Bisilliat e Rachel Rezende, do departamento de Fotografia do IMS. 

Fundação Iberê Camargo
Data de reabertura: setembro, sem data.
Horário de funcionamento: das 14h às 18h, mediante agendamento pelo tel. (51) 3247-8000.
Programação: O Fio de Ariadne, com curadoria de Denise Mattar e foco nos trabalhos de Iberê em cerâmica e tapeçaria; e Tudo Vem do Nosso Pátio, coletiva de gravuras de expoentes gaúchos. 

Pivô
Data de reabertura: a definir.
Horário de funcionamento: a definir.
Programação: República, de Luiz Roque, com curadoria de Fernanda Brenner; In Vivo, de Caroline Mesquita, com curadoria de Dorothee Dupuis.

Galeria Leme
Previsão de reabertura: a definir.
Horário de funcionamento: a definir.
Programação para a volta: Individuais de Frederico Fillipi, em setembro, e de Rebeca Carapiá, em outubro. 

Galeria Jaqueline Martins
Previsão de reabertura: 26/9 (previsão).
Horário de funcionamento: mediante agendamento.
Programação: Vesúvio, individual de Ana Mazzei.

A Gentil Carioca
Data de reabertura: 15/8
Horário de funcionamento: 24h
Programação: Parede Gentil N° 36 ‘água de beber’, do coletivo água de beber. 

Galeria Luisa Strina
Data de reabertura: 4/8
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 11h às 16h, na galeria, e de terça a sábado, das 11h às 16h, no anexo, mediante agendamento.
Programação: Exposições individuais de Marcius Galan e Muntadas na sede da galeria e a coletiva Nuestra América no anexo.

Galpão Fortes D’Aloia e Gabriel
Data de reabertura: 22/8
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 11h às 16h, por agendamento.
Programação: AAA – Antologia de Arte e Arquitetura

Galeria Vermelho
Data de reabertura: 14/8
Horário de funcionamento: Visitas por agendamento.
Programação: Em suspenso.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.