Instituto de Arte Contemporânea apresenta exposição de Willys de Castro

O projeto de expografia da mostra possibilita um encontro íntimo e intenso com cada peça e reforça a experiência proporcionada por essas pequenas obras com o espectador e o espaço

Publicado em: 07/04/2016

Categoria: Agenda

Willys de Castro - Objeto Ativo (Foto: Divulgação)

Para comemorar os 90 anos de nascimento de Willys de Castro (1926 – 1988), o IAC, Instituto de Arte Contemporânea, responsável pelo arquivo documental do artista, convidou Gabriel-Perez Barreiro, curador da 6º Bienal do Mercosul, para realizar a exposição Lado a Lado (nome de um poema inédito de Willys), apresentando pela primeira vez uma antologia dos Objetos Ativos (1959-1962), em montagem especial para expandir e enfatizar a relação singular da obra com o espaço expositivo e o olhar do espectador. De forma inédita também, Lado a Lado reúne um número significativo dos Objetos Ativos – cerca de 13 – já que o artista produziu em torno de 30 durante a sua vida, exibidos esparsamente.

Segundo o curador, os Objetos Ativos denotam um momento de síntese e concentração particular dentro da produção artística brasileira do século XX, “em um contexto de discussão sobre o limite da obra de arte e suas possibilidades formais (Manifesto Neoconcreto e Teoria do Não-Objeto), apresentam uma solução de extrema elegância e perfeição às questões fundamentais da percepção no espaço-tempo de uma obra de arte e do diálogo específico, por ela estabelecido, com o espaço físico e perceptivo”.

Ao lado dos Objetos Ativos, será apresentada uma seleção de textos e poemas de Willys de Castro (a maioria inéditos), que pertencem à coleção do IAC. “Este material amplia a discussão em torno das questões relacionadas à percepção óptica da arte e seus efeitos internos”, afirma Perez-Barreiro.

Willys de Castro – Objeto Ativo (Foto: Divulgação)

Serviço
IAC – Instituto de Arte Contemporânea
Rua Doutor Álvaro Alvim, 90, Vila Mariana, São Paulo
De 30 de março a 9 de julho
De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados das 10h às 16h
Tel.: (11) 3255 2009

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.