icon-plus
Postado em 18/02/2012 - 9:47
Irmãos Taviani levam Urso de Ouro
Francesca Azzi, em Berlim

A grande surpresa da premiação de hoje foi o jovem diretor húngaro, Bence Fliegauf, que recebeu o Urso de Prata

Urso_prata

Legenda: Csak a Szél (Just The Wind) de Bence Fliegauf, Urso de Prata e surpresa da Berlinale

A Berlinale termina amanhã, mas já distribuiu seus prêmios hoje, sábado, dia 18. O festival que tem 62 anos e uma incrível vitalidade com mais de 400 filmes na programação e inúmeros outros eventos, conta com um público de quase 400 mil pessoas. É bem acolhido pela cidade de Berlim e especialmente pelos berlinenses (berliners) que lotam as sessões de 9 da manhã às 9 da noite. A paixão dos berliners pela Berlinale é mesmo um evento à parte. 

O festival que se tornou conhecido por privilegiar o cinema independente, hoje reserva espaço para filmes comerciais na mostra Competitiva. As mostras Fórum e Panorama investem mais nos novos diretores e linguagens do cinema no mundo todo.

Na premiação principal de hoje uma grande surpresa: um jovem diretor húngaro, Bence Fliegauf, recebeu o Urso de Prata, Grand Prix do Júri, com seu filme Csak a szél (Just The Wind). O mesmo prêmio que seu conterrâneo Béla Tarr, incontestável, levou ano passado. Fliegauf já tinha participado do Fórum.

O Urso de Melhor Diretor ficou para o alemão Christian Petzold com Barbara. Desde 2004, a Alemanha não ganhava um prêmio e Petzold tem um trabalho consistente. Faz parte de uma geração conhecida como Nova Escola de Berlim (que inclui outros diretores na faixa dos 40 e poucos, formados e professores de cinema em Berlim).

O Urso de Ouro foi para Paolo e Vittorio Taviani pelo filme Cesare Deve Morire. Um prêmio mais do que justo para eles que representam uma parte da história do cinema italiano e do filme de arte mundial.

O filme português Tabu de Miguel Gomes que esperava levar algo mais ficou com o prêmio Alfred Bauer Prize para filmes que trazem novas perspectivas. O diretor português que teve co-produção brasileira, fez um ar de não ter compreendido muito bem o significado do prêmio.

Por meio do esforço de seus curadores, a Berlinale, apesar do Red Carpet e dos filmes muito comerciais na competição, continua trabalhando pesado para manter o foco nos novos talentos e no cinema de arte.