Irreal: a nova moeda brasileira

O artista André Parente cria uma moeda com os rostos de Michel Temer e Eduardo Cunha estampados em seus lados

Da redação

Publicado em: 15/12/2016

Categoria: Da Hora, Notícias Quentes

1 Irreal, moeda produzida por André Parente (Foto: Divulgação)

“Dizem que o barqueiro cobra uma moeda para a entrada no outro mundo. Entre as flutuações do mercado e as artimanhas dos piratas brasilis, aqui foi criada uma moeda que não é deste mundo”. Como alusão ao barqueiro da mitologia grega, que cobrava pelo transporte das sombras de mortos pelo rio Aqueronte, parece que nosso País atravessa outro destino, ainda desconhecido, sem terreno para a vida política. Se em algum momento o “paraíso” foi descoberto pelos viajantes há séculos atrás, agora encontra-se perdido, como descreve a artista Katia Maciel no texto que introduz o novo trabalho de André Parente: 1 Irreal, uma nova moeda para o Brasil.

Figura do político Eduardo Cunha que estampa novo trabalho de André Parente (Foto: Divulgação)

Figura do político Eduardo Cunha que estampa novo trabalho de André Parente (Foto: Divulgação)

Circulando pelas relações entre arte e política, Parente estampa um dos lados da moeda com o rosto do atual presidente da república, Michel Temer, enquanto o outro lado é ilustrado pelo perfil do ex-presidente da Câmara dos Deputados, atualmente detido pela Operação Lava Jato, Eduardo Cunha. Como esclarece o artista, os dois lados desse dinheiro parecem levar a mesma encruzilhada: o lado do golpe no Brasil, sem chance de cara ou coroa.

Para lançar o novo trabalho-dinheiro, são promovidos dois encontros entre São Paulo e Rio de Janeiro. Em 15/12, no espaço Saracura, acontece uma conversa com Fernando Cocchiarale e Pedro Victor Brandão. Já em São Paulo, em 16/12, Parente se encontra com o artista e pesquisador Lucas Bambozzi e o colecionador Bernardo Faria na Galeria Jaqueline Martins.

Serviço
Lançamento 1 Irreal
Dia 15/12, às 19h30
Espaço Saracura, Rua Sacadura Cabral, 219, Rio de Janeiro
Dia 16/12, às 19h
Galeria Jaqueline Martins, Rua Doutor Cesário Mota Júnior, 443, São Paulo

Tags: , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.