Itaú Cultural e Bienal de São Paulo realizam workshops Entreolhares

Como parceria entre as duas instituições, artistas selecionados para a exposição promovem oficinas e discussões a partir de reflexões de seus processos criativos

Publicado em: 03/08/2016

Categoria: Agenda

Itaú Cultural (Foto: Reprodução)

Até 9 de agosto, o Itaú Cultural e a Bienal de São Paulo recebem inscrições para o primeiro das duas séries de workshops Entreolhares que realizarão em conjunto. A estreia da parceria, que contará com selecionados na 32ª edição da Bienal de São Paulo, será de 16 a 18 de agosto, com a Oficina do Objeto Inusitado ministrada pela artista Ana Mazzei. São disponibilizadas 30 vagas para todos os interessados em artes e design, por meio de inscrições pelo site.

Entreolhares é uma série de workshops de formação em artes visuais que o Itaú Cultural realiza desde 2014, com a apresentação de artistas convidados. Com a proximidade da 32ª Bienal de São Paulo, o instituto se une à organização do evento para promover ao público o acesso a reflexões sobre o campo das artes visuais. Para isso, abre uma série de encontros de formação em que artistas vão discutir a produção artística contemporânea.

O primeiro workshop Entreolhares em parceria recebe Ana Mazzei para a Oficina do Objeto Inusitado. Por três dias, ela ensina a composição de sua própria obra, que são objetos escultóricos excepcionais, e cria junto dos participantes artefatos autorais, considerando todas as suas etapas, desde o desenho inicial ou esboço até a construção em si.

O ponto de partida são materiais cotidianos. Através de exercícios práticos, Ana conduz discussões em grupos, o reconhecimento e análise da obra de outros artistas durante as aulas e, por fim, sugere uma exposição dos resultados a partir de curadoria coletiva. Haverá interpretação em Libras em todas as aulas.

O workshop será de 16 a 18 de agosto, na Sala Multiuso do Itaú Cultural, sempre das 18h30 às 22h. Os participantes devem levar lápis de desenho ou caneta, caderno de desenho (de qualquer tamanho), tesoura e régua de 30 cm. Os interessados não precisam ter formação específica, apenas descrever a sua intenção de participar do workshop no ato da inscrição. No dia 11 de agosto, o instituto divulgará a lista dos 30 selecionados para o Entreolhares – Oficina do Objeto Inusitado, no mesmo site. A avaliação será feita pela organização do workshop.

Serviço
Workshop Entreolhares
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Consolação, São Paulo
Inscrições: até 9/8
Informações: site Itaú Cultural

 

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.