J. Carlos em Revista

Exposição relembra a obra do caricaturista, designer e publicitário carioca a partir de 17/9 no Centro Cultural Correios, em São Paulo

Publicado em: 15/09/2016

Categoria: Agenda

Desenho de J. Carlos (Fotos: Divulgação)

O Centro Cultural Correios apresenta a exposição J. Carlos em Revista. Com entrada gratuita, a mostra relembra a obra do caricaturista, designer e publicitário carioca J. Carlos (1884-1950), que em meio século de carreira produziu mais de 50 mil ilustrações para as principais revistas da época, popularizando figuras típicas do Rio de Janeiro, como os banhistas, os foliões do carnaval e, especialmente, a melindrosa, mulher moderna e elegante, que serviu de inspiração para a moda feminina nos anos 1920 e 1930.

Com curadoria da designer Julieta Sobral e do caricaturista Cássio Loredano, a exposição é o resultado da digitalização da obra de J. Carlos realizada em 2008 pelo Instituto Memória Gráfica Brasileira (IMGB). O trabalho abrangeu toda a produção de O Malho e Para Todos entre 1922 e 1930, período em que as revistas estiveram sob a direção artística de J. Carlos, e o material digitalizado – em alta resolução – foi doado à Biblioteca Nacional (RJ), com o objetivo de evitar a manipulação dos originais e permitir uma consulta mais completa e ágil do que o uso de microfilmes.

Serviço
J. Carlos em Revista
Centro Cultural Correios
Avenida São João, s/nº, Vale do Anhangabaú, São Paulo
De 17/9 até 20/11
De terça-feira a domingo, das 11h às 17h
Tel.: (11) 2102 3690

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.