João Turin abre individual na Pinacoteca de São Paulo

Mostra reúne esculturas em bronze, desenhos e documentos do artista, além da obra Pietá, que resistiu a um bombardeio na Segunda Guerra Mundial

Publicado em: 29/03/2016

Categoria: Agenda

Onça à espreita, de João Turin (Foto: Maringas Maciel)

A partir do dia 2 de abril, a Pinacoteca de São Paulo recebe uma exposição que destaca parte da trajetória do artista brasileiro João Turin (1878-1949), um dos criadores e principal representante do Paranismo, movimento estético surgido em Curitiba na década de 1920, centrado na valorização do indígena e da fauna e flora regionais.

A retrospectiva de Turin realizada no Museu Oscar Niemeyer bateu recorde de visitação e foi vencedora do prêmio Paulo Mendes de Almeida, concedido pela Associação Brasileira dos Críticos de Arte, na categoria melhor exposição de 2014. Com curadoria de José Roberto Teixeira Leite, a mostra reúne 50 esculturas e baixos-relevos realizados por Turin entre as décadas de 1910 e 1940, além de 35 desenhos, manuscritos e fotos. Também estarão expostos dois vestidos com motivos paranistas que mostram sua faceta pioneira na criação de design.

Entre os destaques está a escultura de Tiradentes, realizada ainda na Europa que, no entanto, representa o famoso herói mineiro.  Assim como as esculturas que definiram suas criações mais “brasileiras”, como as animalistas, caso da obra ‘Luar do Sertão’, que representa uma onça quase em dimensões reais. A temática indígena, fortemente presente na obra do escultor, também estará representada. A mostra também trará uma Pietá, feita em 1917, para a Igreja de Saint Martin, em Condé-sur-Noireau, na Normandia, França. Mesmo depois da região ter sido severamente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial e a igreja seriamente danificada, a escultura permaneceu intacta.

“A circunstância de a exposição ter lugar na Pinacoteca do Estado, reconhecidamente um dos mais prestigiosos museus do país, desde logo evidencia a importância da obra de Turin e contribuirá para consolidá-lo como um dos mais originais escultores brasileiros do seu tempo”, disse o curador.

Serviço
Pinacoteca de São Paulo
Praça da Luz, 2, Bom Retiro, São Paulo
De 2 de abril até 6 de junho
De quarta a segunda-feira, das 10 às 17h30

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.