Jóias para o fim do mundo

Nina Gazire

Publicado em: 17/12/2012

Categoria: Da Hora, design

Desginer mexicana cria jóias inspiradas no calendário maia

anel maia 4

Um tema recorrente ultimamente tem sido o da hipótese do fim do mundo. Mas será que ele realmente vai acabar? Graças ao conhecimento de muitas ciências, como a matemática e a astronomia, os maias criaram um calendário de 365 dias, que começou antes da era cristã e termina exatamente este ano, no próximo dia 21 de dezembro, coincidindo com o solstício de inverno no hemisfério norte e o de verão no sul. Bom, isso não significa que o nosso planeta ou a civilização humana  irão desaparecerem, mas para muitos a efeméride tem indicado a conclusão de um ciclo e o início de um novo.

Anel Maia3

Aproveitando-se do lado cético e positivo dessa onda, a designer mexicana Laura Rodriguez criou uma linha de jóias para comemorar este evento e, desta forma, criar um amuleto que represente o início de uma nova fase na vida de todos nós. Influenciada pelos sítios arqueológicos maias, como os de Uxmal e Chichen Itza
, a coleção se apropria de símbolos e estruturas encontradas nas construções destes locais. As peças são feitas à mão usando prata do México. Exemplo são os brincos e anéis dedicados à Tzompantli, uma referência ao ritual de sacríficio maio aos deuses em agradecimento pela dádiva da vida.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.