Jornalismo de combate: Floresta no Prêmio Jabuti 2022

Publicação está entre os cinco finalistas da categoria Não Ficção – Artes

Da Redação

Publicado em: 08/11/2022

Categoria: Da Hora, Destaque

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), organizadora do Prêmio Jabuti, divulgou hoje os nomes dos cinco finalistas de cada categoria da 64ª edição do evento. A publicação Floresta (2021), está entre os cinco finalistas da categoria Não Ficção – Artes. A indicação ao Jabuti, a mais importante premiação nacional do livro, responsável por selecionar e valorizar o que de mais relevante se produz em literatura, artes e ciências no Brasil, é o maior reconhecimento que nosso trabalho poderia receber. 

Ao longo do ano de 2021, a Redação da revista seLecT se tornou um observatório da ecologia artística e midiática da Amazônia e de nossas florestas – reais, conceituais e espirituais. Lugar de encontro e colaboração, a revista refletiu sobre e repercutiu, em ensaios, criticas, reportagens, portfólios, curadorias, mesas redondas, podcasts e uma residência editorial – realizada em parceria com a Pro Helvetia – as articulações, movimentações e expressões de comunidades indígenas e afro-indígenas de norte a sul. Com a colaboração de artistas e pesquisadores amazônidas, fizemos nosso jornalismo de resistência e de combate às atrocidades vivenciadas no Brasil nos últimos quatro anos.

Nossa maior gratificação é ter conseguido reverberar esse trabalho colaborativo para leitores que esgotaram a primeira edição do livro Floresta. Agora, com os interesses renovados, anunciamos a preparação de uma segunda edição da publicação e agradecemos a todos os nossos colaboradores, listados abaixo, aos parceiros e apoiadores da edição Floresta – Itaú Cultural, Galeria Almeida & Dale, Coleção Ivani e Jorge Yunes, Pinacoteca do Estado, Goethe Institut, Carmo Johnson Projects, Espaço Cultural Unifor, OM.art e Maura Bresil – sem os quais esse feito não teria sido possível. 

A próxima e última etapa do Prêmio Jabuti 2022 será a divulgação dos vencedores durante a cerimônia de premiação, que acontece dia 24 de novembro, no Theatro Municipal de São Paulo. Confira a lista completa de finalistas nas 20 categorias: https://www.premiojabuti.com.br/5-finalistas/?utm_campaign=premio_jabuti_2022_divulga_os_5_finalistas_de_cada_categoria&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Colaboradores da seLecT Floresta em suas multiplataformas:

Aline Rochedo Pachamama
Anita Ekman Jaxuca
Aparelhamento
Armando Queiroz
Auritha Tabajara
Cildo Meireles
Claudio Savaget
Cristina Dias
#coleraalegria
Daiara Tukano
Daniela Labra
Daniela Rosendo
Denilson Baniwa
Denise Schnyder
Dora Longo Bahia
Fabio Morais
Fernanda Pitta
Gervane de Paula
Guerreiro do Divino Amor
Gustavo Caboco
Gustavo Godoy
Guto Lacaz
Hassan Ayoub
Jaider Esbell
Jennifer Watling
Jimmie Durham
Juliana Monachesi
Katia Maciel
Keyla Sobral
Leandro Muniz
Lenora de Barros
Lisette Lagnado
Luana Rosiello
Luciara Ribeiro
Luiz Roberto M. Gonçalves
Márcio Vasconcelos
Maria Thereza Alves
Marisa Mokarzel
Meno del Picchia
Miguel Chikaoka
Moacir dos Anjos
Moara Tupinambá
Nay Jinknss
Nina Gazire
Nina Lins
Nina Rahe
Orlando Maneschy
Paula Alzugaray
Paula Berbert
Paula Braga
Paulo Miyada
Pedro Cesarino
Rafael Bqueer
Ramiro Zwetsch
Renato Menezes
Roberto Fabra
Ronaldo Bressane
Sallisa Rosa
Thiago Fernandes
Thiago Martins de Melo
Vanessa Lorenzo
Yara Céu

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.