Jovens designers em Milão

Estudantes do Centro Universitário Belas Artes apresentam trabalhos no Salão Satélite, parte do famoso Salão do Móvel de Milão

Felipe Stoffa

Publicado em: 13/04/2016

Categoria: Da Hora

Luminária da linha ORANGE MATTER, de Luiz Antonio Pessatte Azzolino (Foto: Divulgação)

Entre os dias 12 e 17 de abril, acontece a atual edição do renomado Salão do Móvel de Milão, uma das principais feiras internacionais dedicadas ao desenho industrial. A extensa programação do evento é um agito para a capital italiana do design, e entre as inúmeras exposições e comemorações especiais, a feira divulga seu Salão Satélite, espaço para novos designers.

O Salão Satélite nasceu com a proposta de incluir e divulgar as mais recentes caras do design, expondo trabalhos de estudantes e profissionais iniciantes. Com o tema Novos Materiais, Novo Design, o Salão funciona como uma plataforma para que esses jovens possam compartilhar suas produções com fabricantes em potencial.

Pela primeira vez, o Centro Universitário Belas Artes apresenta a produção de seus talentosos estudantes, marcando presença como a única instituição brasileira participante do evento. A curadoria foi feita com toque especial pelo jornalista e crítico de design Marcelo Lima, que leva à Milão cinco linhas de produtos conectadas ao tema do Salão.

Confira aqui os trabalhos:

Coleção ORANGE MATTER, de cadeira e luminária

Produzidas por Luiz Antonio Pessatte Azzolino, os trabalhos procuram afirmar a interação dos objetos com o usuário, já que, como diz o designer, estes não existem sem ele. As peças são texturas e gestos, propondo soluções factíveis para os maiores problemas de moradores das metrópoles: limitações de espaços e alto custo de moradia.

unnamed(6)

Linha selvaggia de acessórios para Bicicleta

Com preocupação em torno da extinção de jacarés devido à utilização comercial de sua pele, Matheus Schiroff trabalha com os animais criados em cativeiro, sob fiscalização federal, que, ao ver do designer, ao contrário do que possa parecer, pode contribuir para a preservação da espécie.

Com isso, nasceu a ideia de empregar a o material em uma série de acessórios para bicicleta, forma sutil e elegante de utilizar matérias nobres para customizar os veículos que atualmente estão em evidência em São Paulo.

unnamed(8) unnamed(9)

Coleção Line de cadeira e descansa pés multiuso

Criada por Nathália Jacobucci, a cadeira é inspirada nas tradicionais espreguiçadeiras de varanda paulistanas, com assento e encostos tramados com canaletas plásticas e descanso para pés acoplado.

Entretanto, a cadeira também reserva outras peculiaridades. A estrutura de eucalipto tratado, em partes, foi colada pela própria designer; e seu descanso para pés funciona como porta revistas que pode ser retirado da matriz.

Objeto elegante e também funcional, o móvel é desmontado e montado com facilidade, de fácil limpeza e pode ser produzido sem muitas despesas. Móvel multiuso, característica muito importante nos dias de hoje.

unnamed(11) unnamed(12)

Linha de mochilas Marginal

Produzidas por Alan Piter, que cursou Design de Moda. Assim que entrou na faculdade, procurou ampliar seu campo de estudo. A ideia de transversalidade é para o designer recém-graduado um conceito essencial nas suas produções.

A linha de mochilas foi o resultado final de seu projeto de conclusão de curso, e reflete sobre a materialidade de um objeto, além de seu usuário final, a partir da utilização de materiais descartáveis e residuais, com atenção à riqueza comportamental dos moradores de rua da cidade de São Paulo.

unnamed(13) unnamed(14)

Linha Coral, de joias e luminárias

Coleção proposta por Marília Fialka, Nathália Albuquerque e William Mattos, reflete o olhar investigativo dos jovens sobre o mundo natural e o possível desdobramento na criação de objetos contemporâneos.

O grupo analisa digitalmente o coral oceânico, criando uma peça básica que, reproduzida em madeira compensada e cortada a laser, é rejuntada por conectores metálicos, originando uma intrincada e rica trama. Essa trama criada constitui o corpo de uma joia de uso universal e, também, de uma luminária.

Parabéns aos alunos!

Tags: , ,

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.