Laura Vinci em livro e expo

Luciana Pareja Norbiato

Publicado em: 09/12/2013

Categoria: Da Hora, exposições e bienais

A paulistana exibe na Nara Roesler duas instalações e o registro do processo de criação do cenário da peça O Duelo, que tem Camila Pitanga e Paschoal da Conceição no elenco

O Duelo_serra Da Capivara_foto _renato Mangolin_2013 Peq157

Legenda: Cena da montagem de O Duelo, que terá um trecho encenado durante o vernissage/ lançamento

A artista paulistana Laura Vinci tem sua carreira revisitada em livro homônimo, pela Companhia das Letras. Para marcar o lançamento, que acontece amanhã (terça, 10/12), na galeria Nara Roesler, uma exposição traz duas de suas instalações recentes e os registros em vídeo e em fotos do processo de criação do espetáculo teatral O Duelo, com direção de Georgette Fadel e nomes como Camila Pitanga e Paschoal da Conceição no elenco. 

Laura Vinci participou do projeto como cenógrafa. Um trecho de 4 minutos da peça será encenado às 20h e às 22h durante o vernissage.

Além dos registros, as instalações que compõem a mostra são Papéis Avulsos, composta por inúmeras folhas de papel suspensas pelo teto por
finos cabos de aço, cuja tridimensionalidade é acentuada pelo jogo de luz e sombra; e Não Há Lugar para o Tempo, em que o título surge impresso em baixo relevo em chapas de cobre. Água gelada é jogada sobre ele, congelando e descongelando. A obra estará instalada no corredor de acesso à galeria.

O livro

O livro Laura Vinci faz uma retrospectiva do trabalho da artista, em especial das instalações dos últimos quinze anos, que ganham tradução por legendas, já que muitas enfocam fenômenos que não se pode demonstrar por fotos, como a evaporação da água. O último capítulo é dedicado à incursão da artista pelas artes cênicas como cenógrafa, estreando em Cacilda! (1998), de Zé Celso Martinez Correa.

Laura Vinci, de 10/12 (vernissage, lançamento do livro da Cia. das Letras e encenação de trecho de 4 minutos de O Duelo) a 20/12, Galeria Nara Roesler, av. Europa, 655, SP

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.