Leilão e carnaval

Em São Paulo, Pivô? realiza quarta edição do seu Leilão de Paredes; evento terá sessão especial dedicada a mortalhas carnavalescas criada por artistas como Erika Verzutti e Lenora de Barros.

Publicado em: 12/11/2015

Categoria: Da Hora, Notícias Quentes

Mortalha criada por Luiz Zerbini (Foto: Cortesia Pivô)

O já tradicional Leilão de Parede que acontece anualmente no Pivô, em São Paulo, chega a sua quarta edição entre os dias 23 e 28 de novembro. Ao todo, serão leiloadas mais de 70 obras de artistas reconhecidos e emergentes; trabalhos de nomes como Marina Rheingantz, Lucia Koch, Luiz Zerbini, Marcelo Cidade, Tatiana Blass e Tonico Lemos Auad integram a iniciativa.

Lenora De Barros

Mortalha criada por Lenora de Barros (Foto: Cortesia Pivô)

Caracterizado pela ausência do leiloeiro, o leilão de parede pede que o visitante coloque o valor do lance diretamente na parede, ao lado do trabalho. Os interessados devem oferecer pelo menos USD 50 (dólares americanos) de diferença em relação à oferta anterior feita na obra. Todas as obras terão lance inicial 50% mais barato que o valor de mercado.

Marcius Galan

Mortalha criada por Marcius Galan (Foto: Cortesia Pivô)

Além de oferecer lances pessoalmente, o comprador também poderá fazer suas ofertas pelo Paddle 8, plataforma digital com uma rede de 500 mil colecionadores, focada especialmente em leilões beneficentes de instituições como o Guggenheim e Palais de Tokyo. Os valores computados pelo Paddle 8 serão colocados na parede no último dia do leilão, 28 de novembro. Na mesma data ocorre a festa de encerramento das atividades anuais do Pivô.

Carnavalescos

Muito cedo para pensar em carnaval? Jamais. Já nesta edição o evento terá uma parte dedicada a mortalhas, vestimenta tradicional que deu origem ao contemporâneo abadá, criadas por artistas renomados. A iniciativa faz parte do projeto “O Cordão dos Mentecaptos”, exposição que acontecerá em 2016 em forma de bloco de carnaval.

Pjota

Mortalha de Paulo Nimer Pjota (Foto: Cortesia Pivô)

Com curadoria de Ricardo Sardenberg e Fernanda Brenner, a “mostra andante” terá a participação de artistas e simpatizantes e usará elementos clássicos do carnaval para discutir questões sensíveis da sociedade brasileira, como escravidão e as mulatas do “tipo exportação”.

No total, 13 artistas criaram mortalhas customizadas: Adriano Costa, assume vivid astro focus/ avaf, Erika Verzutti, Fancy Violence, Janaina Tschäpe e José Bento, Lenora de Barros, Lucas Arruda, Luiz Zerbini, Marcius Galan, Marina Rheingantz, Patricia Leite, Paulo Monteiro e Paulo Nimer Pjota.

Serviço
Leilão Anual de Parede Pivô
Exposição de 23 a 28 de Novembro: de terça-feira a sexta-feira, das 13h as 20h; sábado das 13h as 19h.
O Pivô abrirá excepcionalmente na segunda-feira, dia 23, das 13h as 20h.
Evento de encerramento: 28 de Novembro, sábado, das 16h as 21h. Entrada R$50 (opcional)

Edifício Copan – Av. Ipiranga 200, Bloco A, loja 54, Centro – São Paulo
Telefone: 3255.8703
De terça-feira a sexta-feira, das 13h às 20h; sábados das 13h às 19h
Entrada gratuita

Tags: , , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.