Lenora de Barros protesta pela floresta na Flip 22

Artista lança cartaz do projeto de gráfica ativista da seLecT e participa de debate em Paraty 

Da Redação

Publicado em: 24/11/2022

Categoria: Da Hora, Destaque

Lenora de Barros vive um momento de fertilidade e abundância. A artista, que este ano integra a curadoria O Leite dos Sonhos, na 59ª Bienal de Veneza, e apresenta a mostra panorâmica Minha Língua, na Pinacoteca de São Paulo, é destaque na 20ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty.

A mesa O Corpo de Imagens acontece hoje, quinta-feira 24/11, às 19 horas, no Auditório Matriz, com participação de Lenora de Barros, Ricardo Aleixo e Patrícia Lino, com mediação de Veronica Stigger. O encontro instiga uma reflexão coletiva sobre as conexões entre performance, poesia, fotografia, literatura e artes visuais. A transmissão ao vivo pode ser assistida pelo canal do YouTube da festa.

No sábado 26/11, às 18 horas, a revista seLecT lança o cartaz #FlorestaProtesta, produzido especialmente por Lenora de Barros para um projeto de gráfica ativista em defesa das florestas e do meio ambiente. O evento acontece no espaço da Editora Laranja Original, na Praça Aberta, Areal do Pontal, em Paraty.

A artista concebeu para o projeto #FlorestaProtesta uma obra que reafirma um jogo semântico entre o corpo e a fotografia, procedimento central de sua obra. Como ocorre em Máscara de Mão (2017), o acessório usualmente funcional ao rosto humano é aqui deslocado para as mãos, consideradas “quase uma extensão de meu rosto, passível de expressões e criação de sentidos”, diz Lenora. A artista protesta pela floresta usando a folha da planta costela-de-adão como uma máscara de mão. Nessa ação simbiótica, em que a máscara é tanto luva de pelica quanto soco-inglês, a folhagem é abraçada pelo gesto e atravessada pela palavra. O cartaz tem fotografia de Gustavo Machado e design de Renata Zincone.

Após realizar a última edição online, devido ao contexto de distanciamento social causado pela pandemia de Covid-19, a Flip 22 acontece até domingo 27/11 de modo híbrido, com diversas atividades, lançamentos e mesas literárias. Há 20 anos a Flip atravessa as ruas de Paraty com uma ampla manifestação cultural, buscando promover uma transformação nas vidas e perspectivas dos moradores da cidade. 

Tags: , ,

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.