Linguagens eletrônicas

da Redação

Publicado em: 25/08/2014

Categoria: Da Hora, exposições e bienais

O FILE, um dos principais eventos de arte e tecnologia do Brasil, celebra 15 anos em São Paulo com atrações especiais

Legenda: Vídeo de instalação dos artistas russos Dmitry & Elena Kawarga

É hoje, dia 25 de agosto, a abertura da 15ª edição do FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica), o festival de artemídia de São Paulo. O evento, realizado pelo SESI-SP, ocupa esse ano mais três espaços do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso: o Espaço FIESP, a Galeria de Arte Digital Sesi-SP (na fachada do prédio) e o Espaço Mezanino.

Neste ano o FILE conta com 28 instalações interativas de 12 países. Em termos de eventos especiais, aguardam-se em especial algumas atrações do FILE LED SHOW (o gigantesco painel de LED instalado na fachada do prédio da FIESP), como um vulcão gigante que entrará em erupção em plena Avenida Paulista.

Na galeria de arte, o destaque é certamente a instalação Down with Wrestlers with Systems and Mental Nonadapters!, dos russos Dmitry & Elena Kawarga, que recebeu menção honrosa no Prix Ars Electronica 2013, prêmio ofertado pelo principal evento de arte eletrônica do mundo, o Ars Electronica. A obra comenta processos biopolíticos por meio do manifesto dadaísta.

Legenda: Trabalho sonoro do artista japonês Ei Wada

Outra pedida é conferir algumas obras do famoso festival de arte eletrônica japonês, Japan Media Arts, como Toki Ori Ori Nasu, do artista Ei Wada. Descrição: fitas de rolo de tape-decks amontoam-se num recipiente ao som de música concreta. Ao final, os carretéis são rebobinados rapidamente, e a gravação de uma música sinfônica é ouvida em tempo acelerado.

Programação completa e inscrições gratuitas para workshops aqui.

Serviço:

Abertura: Hoje, dia 25 de Agosto de 2014

Período do evento: de 26 de agosto a 5 de outubro

Local: Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso – av. Paulista, 1.313 (Metrô Trianon-Masp) 

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.