Onde estão as línguas indígenas no Brasil?

Iphan e Universidade Federal do Pará disponibilizam edições digitalizadas de Mapa Etno-Histórico do Brasil e Regiões Adjacentes

Luana Fortes
Acima, a versão digitalizada do Mapa Etno-Histórico. Abaixo, a versão original (Foto: Divulgação, Iphan)

Um dos mais importantes documentos etnográficos produzidos no país está agora disponível em versão digital no portal do Iphan. Trata-se do Mapa Etno-Histórico do Brasil e Regiões Adjacentes, que cataloga mais de 900 referências sobre etnias e línguas indígenas. Coletadas entre os séculos XVI e XX, as informações existem graças à pesquisa de um alemão batizado como Curt Nimuendajú pelos guaranis, que elaborou três versões originais do mapa de forma artesanal. A partir de uma parceria entre o Iphan e a Universidade Federal do Pará, com coordenação editorial de Marcus Vinicius Carvalho Garcia e Jorge Domingues Lopes, foi feita a digitalização do documento original, que mede quatro metros quadrados. Fotografado em alta resolução, o mapa digital permite que o público o amplie até um tamanho maior do que a versão física. Além disso, também foi lançado, em 27/9, um livro impresso e digital sobre e com o mapa. Confira!

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.