Livro de Viagem

Nina Gazire

Publicado em: 04/11/2011

Categoria: Da Hora, fotografia

Confira na galeria de imagens uma prévia do livro do fotógrafo Gui Mohallem

Gui Mohallem-livro

O fotógrafo Gui Mohallem prepara os pôsteres com imagens da série Welcome Home. (foto: Habacuque Lima)

Em 2009, quando se encontrava nos Estados Unidos para uma série de trabalhos, o fotógrafo Gui Mohallem resolveu fazer uma espécie de retiro espiritual. Para isso escolheu um santuário queer localizado no estado Tennessee. O lugar, que seria para descanso, acabou despertando o interesse do artista que retornou no ano de 2010 com o objetivo de registrar um festival típico realizado em comemoração ao início da primavera.

“O santuário é um lugar de retiro, de refúgio. O lugar não passa por um crivo institucional. E a palavra queer, originalmente, tem a ver com a ideia de ‘estranho’. Antigamente, ela era usada em um sentido pejorativo para definir homossexuais. Boa parte desse santuário é uma comunidade feita de pessoas que se consideram queer, mas não necessariamente são gays”, explica Mohallem.O exercício proposto foi o de confrontar-se com está ideia mais ampla do significado da estranheza, o que segundo o fotógrafo, acabou modificando o seu olhar diante da câmera. 

As fotos resultaram na mostra Welcome Home, apresentada em março deste ano na galeria Emma Thomas de São Paulo e agora também poderão ser vistas no livro homônimo a ser publicado em 2012. A edição terá cerca de cinquenta imagens englobando as visitas ao santuário queer, e ainda textos do crítico de Gabriel Bogossian, um ensaio literário de Ismar Tirelli Neto & Marcos Visnadi. Com o intuito de viabilizar a impressão do livro, 300 pôsteres numerados, impressos em papel de algodão de 40 x 60 cm, foram colocados à venda. Aquele que adquirir um pôster ganhará um exemplar do livro assim que ficar pronto. O poster está sendo vendido a R$ 120,00 como proposta de torná-lo acessível ao maior número possível de pessoas. Como apoio ao projeto, a Galeria Emma Thomas gentilmente cedeu seu percentual sobre as vendas.

Em São Paulo, o pôster já pode ser encontrado em três diferentes endereços:

Casa Tomada
Rua Brás Cubas, 335 Aclimação (marcar hora)
11 2532-7455 / info@casatomada.com.br

MOB studio 
Rua Matias Aires, 72, sala 02, Bela Vista.
11 3171-3678/ gabriela@mobstudio.com.br

Galeria Emma Thomas
Rua Barra Funda 221.
11 3666-6489/ contato@emmathomas.com.br

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.