icon-plus
Postado em 05/11/2014 - 8:40
Longa exposição
Novo IMS será fotografado pelo alemão Michael Wesely
Márion Strecker
Projeto de Wesely para o MoMA, no qual o artista fez uso de 8 câmeras ao redor do museu (Foto: cortesia do artista)

O Instituto Moreira Sales (IMS) acaba de comissionar o artista alemão Michael Wesely para fotografar a construção de seu novo edifício na avenida Paulista, em São Paulo. Será um projeto de longo prazo. As imagens do artista costumam capturar não apenas o espaço mas também o tempo, já que sua técnica consiste em explorar longuíssimas exposições que podem chegar a vários anos.

Wesely usa equipamentos fotográficos especiais do tipo pinhole (de pin-hole, “buraco de alfinete”), com uma abertura mínima. Ao longo dos anos aperfeiçoou sua técnica com filtros, para diminuir ainda mais a abertura das câmeras. Foi assim que fotografou a reconstrução da Potsdamer Platz, em Berlim, nos anos 1990, depois da queda do Muro. Nesse trabalho, fez imagens com 26 meses contínuos de exposição.

Wesely também foi comissionado para acompanhar a reconstrução do Museu da Arte Moderna de Nova York (MoMA), a partir de 2001. Ele instalou câmeras dentro e fora do museu e concluiu a captação das imagens apenas em 2004. Esse trabalho está documentado em livro.

A obra do novo centro cultural do IMS na avenida Paulista começou em dezembro passado, num terreno entre as ruas Bela Cintra e Consolação. O projeto é do escritório Andrade Morettin Arquitetos, que venceu um concurso arquitetônico realizado em 2011. O edifício terá três andares dedicados a exposições, além de auditório e biblioteca. A conclusão da obra está prevista para o segundo semestre de 2016.