icon-plus
Postado em 09/10/2013 - 8:34
Mais real que a ficção
Guilherme Kujawski

Mostra apresenta panorama diversificado de artistas que tratam da onipresença da tecnologia

Golan

Legenda: Imagem de The Free Universal Construction Kit (2012), de Golan Levin e Shawn Sim (foto: Divulgação)

Pelo quarto ano consecutivo, a Mostra 3M de Arte Digital se estabelece como um dos principais eventos da cidade voltada para as relações (perigosas?) entre arte e tecnologia. Nesse ano, com o tema Ficções Radicais (curadoria de Gisela Domschke), a mostra traz à tona trabalhos que imaginam um futuro coloquial e factível. A lista de obras e artistas é icônica e vale apontar alguns destaques.

Nela há, por exemplo, a obra Random War (1967), de Charles Csuri, um dos pioneiros das experiências generativas da computação gráfica. Sobre esse artista, há uma história curiosa: no final dos anos 1960, um leitor da revista Artforum tentou vender uma pauta sobre Csuri para o então editor Philip Leider, que torceu o nariz e respondeu que a revista jamais trataria dessa forma de arte (profecia que não se auto-realizou, já que, 45 anos depois, a revista publicou um especial sobre arte e tecnologia).

O design fiction, ou como as narrativas ficcionais influenciam o desenvolvimento de objetos, pode ser entrevisto no trabalho do coreano Hojun Song e no de Golan Levin (em parceria com Shawn Sims). A dupla criou um projeto intrigante que resulta no encaixe de peças de diferentes brinquedos construtivistas, como Lego, Tinkertoys, Zoob, entre outros. Como que justificando essa prática especulativa, no catálogo há um texto do filósofo e artista Koert van Mensvoort a respeito de uma exposição intitulada Conditional Design, ocorrida na China em 2061.

O movimento Nova Estética está presente na mostra, com o trabalho Drone Shadows (2012), de James Bridle, listado em The Watchmen, compilação de fotos da matéria Estéticas da Vigilância, assinada por Giselle Beiguelman e Paula Alzugaray para a seLecT #13. Entre os brasileiros, há obras de Gabriela Greeb e Mario Ramiro, Marcelo Zocchio, Paulo Bruscky e Ricardo de Castro. E, entre as atividades paralelas, acontece o Mostra Tudo, um tipo de Pecha Kucha audiovisual em que três convidados apresentam uma playlist de 10 minutos de vídeos da internet.

Serviço:

IV Mostra 3M de Arte Digital – Ficções Radicais

Data: De 09 de outubro a 03 de novembro (terça a domingo, das 11h às 20h)

Onde: Instituto Tomie Ohtake, Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros, São Paulo