Mais uma prova dos noves

Guilherme Kujawski

Publicado em: 10/12/2013

Categoria: media reader, new york times

Mais um laboratório de novas mídias e tecnologias é inaugurado nos EUA -– dessa vez, na costa Oeste.

Labphoto

Legenda: A fachada do novo laboratório de arte e tecnologia do LACMA (foto: Divulgação)

Parece mera coincidência. Talvez sim, talvez não. Mas a cada dia o New York Times publica uma prova de que, no Brasil, as políticas públicas (e iniciativas privadas) ligadas ao universo da artemídia estão redondamente (ou quadradamente) enganadas.

Ontem saiu uma nota sobre outro laboratório de arte e tecnologia que está sendo fundado, dessa vez pelo Los Angeles County Museum of Art (LACMA). A iniciativa celebra o programa Art and Technology (A&T), criado pelo então curador do museu, Maurice Tuchman, para quem era vital continuar o processo de comunhão entre arte e tecnologia iniciado pelas vanguardas (construtivistas russos, futuristas, Bauhaus, etc.).

Em 1967, ele promoveu um intercâmbio entre artistas e empresas capazes de apoiar projetos de arte (das 250 sondadas, 37 responderam à solicitação). Mas a união entre a arte e o mundo corporativo não foi sacramentada sem atritos, pois muitos criadores desconfiaram da colaboração (afinal, espírito e finanças não se coadunam).

Mas vários artistas convidados superaram seus preconceitos e realizaram projetos de peso com o auxílio técnico e financeiro de empresas: a Kaiser Steel (com Richard Serra), Garrett Corporation (com James Turrell), Hudson Institute (com James Lee Byars), e muitos outros. Até um brasileiro, Wesley Duke Lee, tornou-se artista residente da Hall Surgical Systems para desenvolver o projeto Cápsula do nascimento, uma instalação que tinha como meta propiciar aos participantes um vislumbre da misteriosa experiência em que um ser vivo inicia a sua vida.

Mas o que importa agora é o presente e o futuro da artemídia. O que realmente importa agora é que o LACMA está inaugurando o Art + Technology Lab, um laboratório de novas mídias quase nos mesmos moldes da incubadora do New Museum – que vai comissionar e apoiar tecnologicamente a produção de artistas interessados em desenvolver projetos envolvendo novas mídias e tecnologias.   

Leia o catálogo do programa Art & Technology aqui.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.