MAM-SP celebra três décadas do Clube de Colecionadores de Gravura

Exposição comemorativa exibe todas as obras produzidas, com diferentes orientações e por diversos artistas, desde a criação do clube em 1986; curadoria é de Cauê Alves

Publicado em: 20/06/2016

Categoria: Agenda

Trabalho de Athos Bulcao (Foto: Milene Rinaldi)

A partir de 20 de junho, o Museu de Arte Moderna de São Paulo apresenta a mostra 30 Anos do Clube de Colecionadores de Gravura, com a exposição das 173 obras produzidas em três décadas por artistas de variados perfis e gerações. Desde 1986, o Clube de Colecionadores de Gravura do MAM tem como objetivo fomentar o colecionismo brasileiro ao permitir que um grande número de interessados possa se associar e adquirir trabalhos de arte, incentivando também a produção artística. Em todos esses anos, o Clube viabilizou a execução de projetos especiais desenvolvidos por artistas convidados e, simultaneamente, ampliou o acervo do museu. Com curadoria de Cauê Alves, também gestor do Clube desde 2006, a mostra segue até 21 de agosto.

Durante o percurso expositivo, o público pode apreciar diferentes orientações adotadas pela curadoria nesses 30 anos. “Em 2006 foi realizada uma exposição para celebrar os 20 anos do Clube, então, dessa vez, as obras feitas na última década possuem mais destaque, já que nunca foram expostas, ” explica o curador. Dividida por painéis, a mostra é organizada como se fosse uma biblioteca ou um grande arquivo, lembrando a casa de um colecionador em que algumas paredes são mais cheias, com mais obras lado a lado, e outros contam mais espaço de vazio e respiro, para melhor observação dos trabalhos. Com projeto expográfico do escritório Andrade Morettin, a exposição não é montada em ordem burocrática ou cronológica, mas sim numa relação estilística e harmoniosa, apesar de obras da mesma década estarem próximas.

Serviço
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Parque Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Ibirapuera, São Paulo
De 20 de junho até 21 de agosto
De terça-feira a domingo, das 10h às 17h30
Tel.: (11) 5085 1300

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.