Man Ray em São Paulo

Mostra do CCBB apresenta objetos, fotografias, filmes e processos do artista, para além do surrealismo

Leandro Muniz
Retrato de Man Ray em Paris (1934) (Foto: Divulgação)

Com caráter retrospectivo e educativo, a mostra Man Ray Em Paris reúne 255 obras objetos, vídeos, fotografias e serigrafias desenvolvidos durante os anos em que o artista norte-americano viveu em na capital francesa, entre 1921 e 1940, além de imagens e textos que contextualizam técnicas, referências e relações entre os trabalhos. 

A curadoria de Emmanuelle de l’Ecotais tem dois núcleos centrais. O primeiro aborda a fotografia como instrumento de reprodução da realidade, com foco em retratos. O segundo trata de experimentações com a fotografia e inclui processos de distorção, sobreposição e as conhecidas “rayografias”, que são uma adaptação da técnica do fotograma, na qual os objetos são posicionados diretamente sobre o papel fotográfico exposto à luz. 

O objetivo da exposição é apresentar o desenvolvimento da obra de Man Ray ao longo dos anos e as múltiplas experiências que informam sua obra, de caráter diverso em suas soluções formais. l’Ecotais é uma das especialistas na obra do artista e foi responsável pela publicação de um catálogo raisonné sobre sua produção, que inclui sua atuação no mercado editorial da moda e do jornalismo. Depois do CCBB SP, a mostra segue para a unidade de Belo Horizonte. 

Serviço
Man Ray em Paris
até 28/10
CCBB SP
Rua Álvares Penteado, 112 – São Paulo
culturabancodobrasil.com.br

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.