icon-plus
Postado em 15/05/2012 - 6:52
Mapeando a enciclópedia
Nina Gazire

Projeto de estúdio britânico mapeia a produção geolocalizada de artigos para Wikipedia

mapping wikipedia2

O norte dos EUA é a região com maior número de uploads de imagens na Wikipedia

É de praxe tentar pensar a internet como um vasto repositório de conhecimento não hierarquizado e desterritorializado. Porém, se engana quem pensa que web é uma rede pulverizada e sem diferenças sócio-políticas em seu interior. Em um projeto como o Wikipedia, que por exemplo, conta com colaboradores de todo o mundo, a maioria dos artigos são na língua inglesa.

Tentar visualizar o fluxo geolocalizado da origem das publicações na Wikipedia é o objetivo do projeto Mapping Wikipedia. Desenvolvida pelo estúdio britânico Tracemedia, especializado em artes digitais e infografia, a iniciativa cria um mapa em tempo real sobre o origem dos artigos tendo como de partida sete línguas diferentes e seus respectivas regiões ou países. A base de dados foi produzida pelo Oxford Internet Institute como parte de um projeto que examina a produção da Wikipedia no Oriente Médio e no norte da África.

Ao navegar pelo mapa, o usuário pode pesquisá-lo também por países especifícos, mas consulta por índices relativos a Wikipedia também pode se dar pelo número de autores, número de uploads de imagens e contagem de palavras relativas a cada país. Até o momento, o norte da França é a região que produz os artigos mais longos e o maior número de imagens disponibilizadas pertence aos Estados Unidos.