Mar, terra e arte

Ademar Britto assina curadoria dos projetos solo da ArtRio 2022, reunindo expoentes da arte contemporânea

Da Redação

Publicado em: 30/08/2022

Categoria: Da Hora, Destaque, Mercado de Arte

Uýra [Foto: Divulgação]

A nova edição da feira carioca, que acontece de 15 a 18/9, apresenta uma nova estrutura expositiva, organizada entre os Pavilhões Mar e Terra, títulos referentes à localização geográfica de cada um. 

SOLO, no Pavilhão Mar, localizado na Esplanada da Marina da Glória, apresenta, a partir de projetos expositivos originais dedicados a um único artista, diferentes nomes da arte contemporânea das principais galerias nacionais. Em sua 11ª edição, o programa conta com curadoria de Ademar Britto, autor de ”Imaginário radicante”, crítica sobre a 59a Bienal de Veneza publicada na edição 54, #INFORMAR, da revista seLecT. 

O pavilhão, projetado pelo arquiteto Pedro Évora, abriga produções de Wallace Pato [Galeria Mendes Wood DM], Aurelino dos Santos [Almeida & Dale Galeria de Arte/Paulo Darzé Galeria], JOTA [MT Projetos de Arte], Maxwell Alexandre [A Gentil Carioca], Gabriel Giucci [Galeria Leme], Luana Vitra [Galeria Periscópio], Uýra [C. Galeria], Elian Almeida [Galeria Nara Roesler] e Antonio Tarsis [Fortes D’Aloia & Gabriel Galeria]. Segundo o curador, sua proposta é apresentar um recorte de artistas que têm se destacado no cenário das artes, em diferentes fases de suas carreiras e com práticas diversas. “A curadoria contempla artistas de diversas regiões do Brasil, como Amazonas, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Há sim uma maioria de artistas não-brancos, porém não é uma proposta com temática preta”, conta Britto à seLecT. “Os termos arte afro-brasileira e arte preto-brasileira, não explicitam se estamos falando do autor ou do assunto. Temos artistas negros que participarão da mostra que não tem o que se entende por ‘temática afrobrasileira’ como objeto central de pesquisa. Então, não posso dizer que o projeto curatorial privilegia uma produção ligada a questões raciais, mas sim que lida com diversidade”, finaliza.

O espaço abriga também VISTA, programa destinado a galerias com menos de 10 anos de atuação no mercado e com projetos de curadoria experimental e inéditos, concebidos para a feira; EXPANSÃO, dedicado às instituições culturais e projetos sem fins lucrativos que utilizam, pensam e desenvolvem com e através da arte suas vocações sociais, apoiando propostas que ousam expandir horizontes tradicionais; e MIRA, que convida o público a explorar narrativas visuais de artistas consagrados e novos nomes que usam a videoarte como plataforma, sob curadoria de Victor Gorgulho. 

Galerias também estão presentes no Pavilhão Terra, espaço indoor da Marina emoldurado pelo horizonte urbano da Glória e seu outeiro, e dedicada exclusivamente aos maiores estandes dos programas PANORAMA e VISTA.

Serviço:
ARTRIO 2022
De 15 a 18/9
R$ 80 (inteira) R$ 40 (meia)

Tags: ,

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.