Maria Lynch inaugura Ficções Sensoriais na Blau Projects

Artista carioca radicada em NY apresenta cerca de 30 obras inéditas a partir de 2/4

Publicado em: 30/03/2016

Categoria: Agenda, Selects

Pintura sem título de 2016

A Blau Projects inaugura no dia 2/4 (sábado) a individual Ficções Sensoriais, de Maria Lynch. A artista carioca radicada em Nova Iork apresenta cerca de 30 obras inéditas, entre instalações, pinturas, desenhos e performances. Na abertura da exposição, Lynch realiza uma performance, em que um mágico a faz aparecer e desaparecer do espaço expositivo.

Há quatro anos sem realizar uma individual em São Paulo, a artista exibe na entrada da galeria uma escultura em tamanho natural do seu corpo. “Meu trabalho sempre tratou da minha existência”, afirma Lynch. Algumas telas trazem seu nome escrito, acompanhado de frases inspiradas em filósofos como o francês Gilles Deleuze (“a existência se faz a cada instante”), numa tipologia que remete à estética dos anos 1980. “Perdi o pudor e estou buscando fazer metalinguagem e ironia com o conceito do que é ser artista e do seu nome se tornar uma obra de arte”, conta.

Sem título, 2016

Sem título, 2016

Como o título indica, a questão sensorial está mais presente em sua obra e, consequentemente, na exposição. Em uma sala, caixas sensoriais (onde o espectador coloca as mãos e sente texturas) figuram ao lado de pinturas recentes da artista. “Comecei essa pesquisa numa residência em Los Angeles”, conta Lynch. Em outro espaço da galeria, o espectador só entra sozinho, por três minutos, para uma experiência sensitiva. A exposição fica em cartaz até 7/5.

Maria Lynch – Ficções Sensoriais, 2/4 a 7/5, Blau Projects, R. Fradique Coutinho, 1464, SP

Tags: , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.