MASP abre convocatória para primeiro programa independente

Voltado para a formação e desenvolvimento de pesquisas de artistas e curadores, programa gratuito tem início em agosto de 2016

Publicado em: 20/04/2016

Categoria: Agenda, Cursos

Museu de Arte de São Paulo (Foto: Reprodução)

De 19 de abril a 31 de maio de 2016, o MASP abre convocatória para o primeiro PIMASP – Programa Independente do Museu de Arte de São Paulo. Inédito, o PIMASP é um programa para a formação de artistas e curadores que buscam o desenvolvimento de suas pesquisas, linguagens e projetos em artes visuais. Com duração de um ano, o programa tem início em agosto de 2016 e término em junho de 2017. Serão selecionados cerca de 12 participantes, entre artistas e curadores. A seleção será feita pelos curadores do MASP e coordenadores do programa.

O objetivo é ampliar as ferramentas críticas e investigativas dos participantes para a atuação no circuito artístico e cultural.  O programa tem como referência a Bolsa Pampulha, criada em 2001, no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, e o Programa Independente da Escola São Paulo, criado em 2009, ambos anteriormente concebidos pelo atual diretor artístico do MASP, Adriano Pedrosa.

A atividade central do PIMASP é o seminário crítico semanal, durante o qual cada um dos participantes apresenta, individualmente, seus processos e produção que, a seguir, são debatidos com o grupo, sempre acompanhados pelos coordenadores do programa – em 2016, o curador e pesquisador Tobi Maier e, em 2017, o diretor artístico do MASP, Adriano Pedrosa. O PIMASP inclui também palestras e encontros individuais com os coordenadores e com interlocutores convidados – estes, artistas, pesquisadores e curadores ativos no circuito de arte contemporânea brasileira e internacional. O programa ainda inclui dois cursos teóricos de 16 aulas cada, que fomentam os estudos críticos em arte contemporânea, contemplando as áreas de história, filosofia, antropologia e psicologia.

O investimento é gratuito, no qual os participantes deverão ter presença mínima em 85% ao longo do programa. Os interessados devem enviar os seguintes materiais para o email pimasp@masp.org.br:

A) Carta de intenção ou Statement

B) Currículo completo (incluindo nome, telefone, email, data e ano de nascimento)

C) Artistas devem enviar portfólio de até 20 imagens ou 20 minutos de vídeo/áudio; curadores devem enviar uma seleção de textos (até 10 páginas) e/ou proposta de programa ou exposição.

Confira abaixo o programa:

15h – 18h, segundas-feiras – Seminário crítico, semanalmente

Encontros semanais com todo o grupo de participantes, liderados no 1° semestre (agosto a novembro de 2016) pelo interlocutor Tobi Maier, e, no 2° semestre, (fevereiro a junho de 2017) pelo diretor artístico do MASP, Adriano Pedrosa. O seminário consiste em sessões intensas de debate em torno da produção de um dos participantes. A cada semana, um dos participantes apresenta um trabalho ao grupo para discutir as escolhas e posicionamento de seus projetos.

19h30 – 21h30, segundas-feiras – Curso teórico, semanalmente

Os participantes devem assistir a dois cursos teóricos pensados especialmente para o PIMASP, com foco em estudos críticos e arte contemporânea. O objetivo é que os participantes tenham um maior aprofundamento teórico e um vocabulário comum que facilite a discussão e apresentação dos projetos nos seminários, encontros e palestras. Cada curso tem duração de 16 aulas, sendo um deles oferecido em 2016 e, o outro, em 2017. As aulas integram a grade de cursos do MASP Escola e portanto são abertos para demais interessados (até 80 alunos).

15h – 17h, quartas-feiras – Palestras, quinzenalmente

As palestras quinzenais, ministradas por interlocutores residentes e palestrantes visitantes, servem como complemento aos seminários e encontros individuais. Com  duração de duas horas, elas acontecem sempre às segundas-feiras, no período da tarde.

Encontros individuais com interlocutores 

Os participantes terão dois encontros individuais com os coordenadores do PIMASP para discussão de seus trabalhos e projetos, além de encontros com outros interlocutores. Cada encontro individual dura 45 minutos. Neles, os participantes deverão mostrar sua produção e terão a oportunidade de discutir diretamente com artistas e curadores brasileiros convidados.

Serviço
PIMASP – Museu de Arte de São Paulo
Avenida Paulista, 1578, Bela Vista, São Paulo
Duração: Agosto de 2016 a junho de 2017, com intervalo nos meses de dezembro e janeiro
Período de inscrição: de 19 de abril a 31 de maio
Inscrição: pimasp@masp.org.br

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.