Memória da obsolescência

Guilherme Kujawski

Publicado em: 12/12/2014

Categoria: Da Hora, exposições e bienais

Em parceria com MIS, Paço das Artes inaugura exposição com obras-primas de videoarte da coleção Ella Fontanals-Cisneros

Legenda: Trecho de D’Est, Bordering on Fiction (1995), da belga Chantal Akerman

O Museu da Imagem e do Som, em parceria com a CISMA Produções e o Paço das Artes, inaugura amanhã, dia 13, Memórias da Obsolescência, uma exposição composta pela maior coleção de videoarte do mundo. As obras pertencem à coleção Ella Fontanals-Cisneros, da Fundação Cisneros Fontanals Art (CIFO), uma organização sem fins lucrativos fundada em 2002 por Ella Fontanals-Cisneros, filantropa, empreendedora e (honra!) uma ávida seguidora do perfil da seLecT no Twitter.

Composta por trabalhos de 25 artistas (em sua maioria latino-americanos) a mostra tem curadoria de Jesús Fuenmayor, diretor e curador-chefe da CIFO. Para o espaço expositivo do Paço das Artes, ele selecionou nomes como Cao Fei, Francesca Woodman, Francis Alÿs, Leandro Katz, Magdalena Fernández, Miguel Ángel Ríos, Regina José Galindo, Regina Silveira, William Kentridge, entre outros.

Paralelamente, o auditório do MIS recebe projeções de vídeos que integram a coleção. O destaque vai para D’Est, Bordering on Fiction (Do Leste, beirando a ficção), da belga Chantal Akerman, um relato poético de uma viagem até a recém dissolvida União Soviética, realizada pela artista em 1995. Aparentemente é um tipo de livro de viagens em formato audiovisual, todavia a obra tem um aspecto tão vívido que parece transportar o espectador a um lugar familiar, mas ao mesmo tempo completamente alheio. Confira essa sensação no excerto acima, pontuado pela maravilhosa voz da cantora folk russa Zhanna Bichevskaya.

Serviço:

Exposição (Paço das Artes)

Abertura: 13 de dezembro, às 15h

Horários: Terças a sextas, das 10h às 19h / Sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h

Onde: Av. da Universidade 1, Cidade Universitária, São Paulo

Projeções (MIS)

Datas e horários: 14 de dezembro de 2014, domingo, às 19h; 20 de dezembro de 2014, sábado, às 15h; 05 de fevereiro de 2015, quinta, às 19h; e 08 de fevereiro de 2015, domingo, às 19h

Onde: Av. Europa, 158, Jardim Paulista, São Paulo

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.