icon-plus
Postado em 04/09/2014 - 1:55
Memórias barcelonenses
Luciana Pareja Norbiato

Paulo D’Alessandro ocupa o Ateliê 397 com fotos que retratam seu cotidiano na cidade espanhola nos anos 1990

Img_0002

O fotógrafo paulistano Paulo D’Alessandro está compartilhando suas memórias barcelonenses com o público de SP. Ele está em cartaz no Ateliê 397 com a exposição Barcelona/92, em que exibe uma série de imagens clicadas na cidade espanhola nos anos 1990 (veja galeria de imagens).

D’Alessandro, um observador de tipos e situações inusitados, capturou momentos pelas ruas da cidade em que as pessoas não esperavam serem fotografadas. O resultado são cenas espontâneas e bem-humoradas, que conseguem ir além da superfície do retrato para captar a essência do povo de Barcelona.

Se na época a cidade passava por reformas intensas antes e depois de receber os Jogos Olímpicos de 1992, é por esse espírito que Thaís Rivitti, diretora do Ateliê 397, pensou a curadoria da mostra. Inserido na Vila Madalena, o espaço independente de arte viu seu entorno mudar de um bairro boêmio e alternativo para alvo da gentrificação, com grandes prédios de luxo e galerias de arte poderosas.

Trazer as fotos de D’Alessandro, memórias de um tempo passado em Barcelona, é uma forma de refletir sobre a passagem do tempo e o que fica para trás, mas precisa ser lembrado para não se perder no veloz fluxo cotidiano. A mostra fica em cartaz até 3 de outubro.

Barcelona/92 – Paulo D’Alessandro, até 3/10, Ateliê 397, R. Wisard, 397, Vila Madalena, SP