icon-plus
Postado em 26/11/2013 - 7:33
Miscelânea vanguardista
Guilherme Kujawski

Eletronika comemora 15 anos com música concreta, experimental e instalações sonoras

Marcos Boffa, Crédito João Sal

Legenda: Marcos Boffa, um dos articuladores do Festival Eletronika 2013 (foto: João Sal)

Houve um tempo, mais precisamente nas décadas de 1940 e 50, que tudo que fosse “de vanguarda” era imediatamente associado não mais às manifestações no campo das artes visuais, mas a uma produção musical eminentemente eletrônica (ou eletroacústica), principalmente após a invenção do sintetizador, por Robert Moog. Pode-se dizer que tal abordagem continua viva.

O festival Eletronika 2013, com foco em música experimental, comemora seus 15 anos de existência com uma vasta programação de música concreta, modular, sintetizada e que tais. A partir do dia 28 de Novembro, o Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, em Belo Horizonte, recebe artistas nacionais e internacionais para uma série de apresentações com um forte teor de novas tendências, graças ao empenho da agência Malab Produções e de Marcos Boffa, figura emblemática do cenário underground brasileiro. A curadoria geral é assinada pelo DJ e produtor cultural Chico Dub.

O cardápio é saboroso, a começar por Grassmass, projeto do pernambucano Rodrigo Coelho, produtor de Arto Lindsay que sempre inclui um componente “generativo” em seus sets musicais; e Opala um duo de indie-pop-eletrônico formado Lucas de Paiva e Maria Luiza Jobim, filha mais nova do ícone da bossa nova. Do lado internacional, o destaque vai para James Ferraro, criador do “hypnagogic pop”, estilo calcado em samples musicais da década de 1980.

Mas o Eletronika não é meramente um festival de música eletrônica. O SIMBIO, idealizado pelo diretor artístico Jeff Santos, é um evento paralelo de arte contemporânea com ênfase em instalações sonoras que exploram o tema da colaboração e da simbiose. Um dos trabalhos presentes foi elaborado pelo MIR, estúdio multidisciplinar que tem entre seus integrantes Henrique Roscoe, também conhecido como VJ 1mpar, um dos pioneiros do videomapping no Brasil.

Confira a programação completa no site do evento.

Serviço:

Local: Teatro Oi Futuro Klauss Vianna (Av. Afonso Pena, 4.001 – Mangabeiras)

Período: 28 de novembro a 01 de dezembro

Horários: quinta-feira, sexta-feira e sábado às 21h; domingo às 19h